Clipping

Auditores fazem ato contra ‘interferência política’ na Receita

Auditores fiscais programaram para esta quinta-feira, 3, o Dia Nacional contra a Interferência Política na Receita Federal’. Nos principais aeroportos do País – Confins, Cumbica, Galeão e Brasília -, os auditores planejam protestar ‘contra o desmonte’ na Receita e contra tentativas de loteamento do órgão. Os auditores informam que ‘mais de 1300 cargos e funções de confiança já foram entregues’.

Os líderes da mobilização esperam reunir no protesto mais de quinhentos auditores.

Segundo a Diretoria Executiva Nacional e o Comando Nacional de Mobilização do Sindicato dos Auditores da Receita (SindiFisco), em março de 2016 o governo federal fechou acordo com a categoria abrangendo ajuste salarial – ‘pauta remuneratória’- e um conjunto de medidas para assegurar garantias e segurança jurídica à fiscalização, o que eles chamam de ‘pauta não remuneratória’.

Os auditores destacam que o projeto de lei 5864/16 foi encaminhado em julho, ‘em cumprimento ao acordo efetuado’, e a relatoria foi distribuída ao deputado Wellington Roberto (PR/PB). Segundo os auditores, o parlamentar é ‘um dos principais aliados’ do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB/RJ), preso na Operação Lava Jato. O peemedebista é alvo de investigações da Polícia Federal, da Procuradoria da República e da Receita.

Algumas semanas depois, segundo os auditores, o aliado de Eduardo Cunha apresentou relatório substitutivo ‘completamente diferente do projeto original, um relatório que fragiliza e desorganiza a estrutura da Receita Federal e que caiu como uma bomba na casa’. “Desde então, a Receita Federal virou um caos”, afirma um auditor.

Foi apresentado, então, um segundo substitutivo que inquietou ainda mais a classe.

Ao final, segundo eles, foram incorporadas 175 emendas, ‘o que dá uma ideia do nível de distorção e desconfiguração do projeto original, de 20 artigos’.

Desde o primeiro substitutivo os auditores entraram em greve ‘para garantir a estrutura e a posição da Receita Federal, que sairá extremamente enfraquecida e debilitada caso o substitutivo seja aprovado’.

Eles afirmam que a greve ‘não é por reajuste ou salários, ao contrário do que alguns veículos de comunicação têm passado’.

“O reajuste está garantido e o relator não alterou muita coisa nele, a não ser a inclusão de outros servidores no bônus institucional. Isso hoje é irrelevante para os auditores”, afirma um outro auditor.

Segundo eles, ‘a greve é única e exclusivamente para chamar a atenção da sociedade para o risco que a Receita e os auditores estão correndo de verem sua autonomia e autoridade mutiladas, sobretudo diante da participação fundamental que vêm tendo nas mais recentes investigações contra a corrupção’.

“Não estamos afirmando que o substitutivo foi deliberadamente elaborado com o propósito de desestabilizar e enfraquecer o órgão porque precisaria ter provas para tanto”, diz um auditor. “Mas está evidente que o deputado Wellington Roberto é suspeito para relatar um projeto de lei da Receita Federal em virtude de sua ligação com Eduardo Cunha, sendo este um dos principais investigados pelo órgão.”

Fonte: Isto É

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.