Notícias

Imagem

É hoje o tradicional jantar da DS Curitiba!

Nesta sexta-feira (08), a DS Curitiba promove seu tradicional jantar de confraternização. Será uma festa para comemorar as vitórias de 2017 e confraternizar com os amigos e familiares. É a partir das 20 horas, nos salões do Castelo do Batel.
 
História do Castelo do Batel
 
O palácio escolhido está de pé há 93 anos, mas atua como espaço para locação de eventos há 14. Em 1923, o cafeicultor e cônsul honorário da Holanda Luís Guimarães adquiriu das famílias Gomm e Whithers e da Mitra Diocesana uma área de 10.500m, localizada atualmente no bairro do Batel, encomendando ao arquiteto Eduardo Fernando Chaves,  "uma residência parecida com algumas das mais magníficas que fiquei conhecendo...", conforme ele mesmo depôs ao Patrimônio do Paraná. 
 
Inspirado nos castelos franceses da região do Loire, a construção levou quatro anos, pelas dificuldades de execução dos requintados detalhes de acabamento e pelo emprego de variada gama de materiais e peças importadas da Europa.
 
Em 1947, o castelo passou a ser residência da família do governador do Paraná, Moysés Lupion, que atuou como mecena de vários artistas paranaenses, sendo que alguns deles deixaram marcas no Castelo do Batel (como Alfredo Andersen, Teodoro De Bona, João Turin, Poty Lazzarotto, Artur Nísio e Guido Viaro).
 
Entre 1973 e 2003, o Castelo do Batel passou a abrigar a sede da TV Paranaense. Em 2003 iniciou-se o processo de restauração e ampliação para o atual centro de eventos.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.