Notícias

Imagem

Diretor da DS Curitiba fala sobre Reforma da Previdência na UFPR

O diretor da DS Curitiba, Carlos José de Oliveira, nesta quinta-feira (19), participou do seminário “Previdência Social versus Providência do Capital”, no Auditório do departamento de Química da Universidade Federal do Paraná.

O evento foi organizado pelo professor Francisco de Assis Marques, coordenador do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Química.

Além do diretor da DS Curitiba, palestrou também a secretaria-geral da Associação dos Professores da UFPR (Apufpr), Sandra Mara Alessi.

O seminário abordou um dos principais temas que discutidos pelo governo, e conseguiu instigar a reflexão dos jovens presentes sobre alguns pontos chave na discussão: existe déficit na seguridade social? Que projeto de nação está em curso? Como a reforma que está sendo proposta pelo governo federal impactará na qualidade de vida desta e das futuras gerações?

“Brasil, um Estado Social em Construção”

“Brasil, um Estado Social em Construção”, foi tema apresentado por Carlos José de Oliveira. Com uma vasta quantidade de dados, mostrou como os três pilares do Estado Social (seguridade, educação e trabalho) são fundamentais para um Estado Social, desde o modelo apresentado na Constituição Federal de 1988 até e dilemas da atualidade. “A previdência social, juntamente com a assistência social e a saúde, integram o conceito de seguridade social, e são essenciais para assegurar a dignidade da população brasileira”, afirmou Oliveira.

O diretor trouxe ainda pesquisas e dados que desmontam a tese do déficit, mostrando como foi criado um cenário de insegurança e medo para que a população aceitasse qualquer reforma absurda que o governo oferecesse (como a trabalhista e a da previdência).

Carlos também trouxe informações sobre a importância do combate a sonegação de impostos e cobrança das inadimplências e sobre a como com a Desvinculação de Receitas da União (DRU), 30% dos recursos destinados à previdência, assistência e saúde são legalmente usados para outros fins.

O palestrante salientou que é hora de todo o serviço público se unir, pois, quando se acaba com o estado social - como prevê o projeto de estado em curso no Brasil - acaba o modelo de serviço público. Finalizando sua fala, deixou a frase de Darcy Ribeiro como reflexão: “Só há duas opções nesta vida: se resignar ou se indignar. E eu não vou me resignar nunca”.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.