Notícias

Imagem

Auditor-Fiscal aposentado, filiado da DS é autor de livros sobre Xadrez: A criatividade em forma de jogo

Esta semana a DS Curitiba conversou com o auditor fiscal aposentado, Henrique Marinho, que além de ter atuado na Receita Federal do Brasil por quase 40 anos, é médico por formação e escritor por paixão.

Henrique, que hoje tem 75 anos, foi apresentado ao xadrez pela primeira vez há 60 anos atrás por um amigo de infância da cidade em que nasceu – Campinas, no interior do estado de São Paulo. O jogo que começou sendo uma brincadeira e sem maiores pretensões acabou virando coisa séria e apenas dois anos depois, com 17 anos de idade, Henrique já tinha a ideia de escrever um livro sobre o hobby que se tornou, como ele mesmo diz, “uma forma de extravasar a criatividade”.

Participou de vários torneios e foi campeão de Xadrez em Campinas e vice-campeão no Sul do Brasil e chegou a escrever um rascunho do livro. Porém, a faculdade de Medicina tomava muito tempo e Henrique deixou de se dedicar tanto a prática do Xadrez, mas não ao estudo dessa quase ciência. 

Anos depois, após muitas mudanças na vida e na carreira, Henrique Marinho se tornou Auditor-Fiscal pela Receita Federal do Brasil, em 1984, sendo alocado a princípio em Foz do Iguaçu, local em que a atuação dos auditores fiscais é ainda mais intensa por conta da nossa tríplice fronteira.

Em 2002, depois de anos sem se dedicar a escrita, Henrique recebeu um convite do amigo e mestre da Federação Internacional de Xadrez, Rubens Alberto Filguth, para escrever um livro para Academia Internacional de Xadrez. Por coincidência, os dois amigos e apaixonados por xadrez, que se conheceram entre torneios e partidas, vieram a compartilhar também, anos mais tarde, a mesma profissão: Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil.  

Henrique passou o ano seguinte se dedicando ao livro, intitulado de “Maiorias qualitativas nas defesas índias”, e que foi publicado um ano mais tarde, em 2004. O livro é para especialistas. Se você é daqueles que joga xadrez uma vez a cada dois meses nos parques de Curitiba, talvez esse não seja o livro mais adequado para sua cabeceira.

No livro, o autor trata da configuração dos peões no tabuleiro para otimizar as estratégias de defesa das outras peças do jogo. Para quem acha que parece fácil, Henrique adverte: “Xadrez pra mim não é hobby, porque hobby é um passatempo e o Xadrez é coisa séria”.

Em uma empreitada internacional, o autor, com a ajuda de um amigo que hoje mora nos Estados Unidos, conseguiu traduzir o seu livro para o Inglês e o vendeu para editora americana que, consequentemente, traduziu também o trabalho de Marinho para russo. Dessa forma, Henrique Marinho se tornou o primeiro brasileiro autor de um livro sobre Xadrez, cuja obra foi traduzida não só para uma, mas sim duas línguas estrangeiras.

Henrique considera esse feito uma conquista e tanto: “Rússia é pátria do Xadrez e os russos gostam do meu livro”. E ele tem essa certeza, pois um autor russo e grão-mestre em Xadrez, Igor Zaitsev, escreveu uma revisão do livro de Marinho e fez questão de enviar um exemplar a ele.

Essas e muitas outras histórias Henrique nos conta cheio de orgulho. Atualmente, aposentado, ele trabalha no seu segundo livro, ainda mais complexo que o primeiro “Xadrez operacional” que deve estar pronto no segundo semestre de 2019. A última lotação de Henrique, antes de se aposentar, foi a IRF Curitiba.

A DS Curitiba compartilha a história de Henrique Marinho como forma de valorização e divulgação das diversas vocações e talentos que temos escondidos dentre os nossos filiados. O referido livro está à disposição dos filiados na nossa biblioteca e também no nosso site.

 

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.