Notícias

Imagem

DS Curitiba analisa proposta inconstitucional que acaba com a estabilidade do servidor

Ainda que tenha sido aprovada na CCJ, se trata de uma inconstitucionalidade que vem como mais uma medida para o Estado Mínimo

Já aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), as novas regras para demissões dos servidores públicos por "insuficiência de desempenho" – aplicáveis a todos os Poderes, nos níveis federal, estadual e municipal – parece mais uma iniciativa do pensamento neoliberal que vem ganhando força e promovendo reformas voltadas a reduzir o aparelho de Estado.

É possível afirmar isso após uma série de medidas que foram propostas e tomadas de 2016 para cá, como é o caso da tentativa de congelamento dos salários dos servidores, a lei da terceirização, a Reforma Trabalhista e a Reforma da Previdência – que está ainda sob análise. Basicamente, um ataque generalizado ao serviço público que não tem contratado novos funcionários.

A avaliação de desempenho proposta deverá ser realizada anualmente, com considerações fixas – como é o caso da produtividade e qualidade de serviço – e variáveis – como inovação, responsabilidade, capacidade de iniciativa e foco no usuário/cidadão. Os fixos contribuem com metade da nota final, e os variáveis correspondem, cada um, a até 10% da nota.

Caso a proposta não seja barrada, o servidor deverá ser classificado dentro de uma escala: superação (igual ou superior a 8 pontos); atendimento (igual ou superior a 5 e inferior a 8 pontos); atendimento parcial (igual ou superior a 3 pontos e inferior a 5 pontos); e não atendimento (abaixo de 3 pontos). Se ele for avaliado duas vezes consecutivas na última classificação ou não atingir a média de atendimento parcial em cinco anos, poderá ser demitido.

Ainda que o projeto diga que não será permitida a avaliação por um chefe imediato, isso porque nem sempre esse é um servidor público estável e nem comprometido com a administração pública, ele não especifica de que forma esse processo de análise será desenvolvido – o que deve ser um sinal de alerta para todos os servidores públicos.

A verdade é que conforme apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), existem “dúvidas razoáveis sobre seus fins políticos reais, direcionados, em alguma medida, a favorecer um expurgo arbitrário do serviço público, com vistas à redução do tamanho do Estado, numa perspectiva econômica ortodoxa, arcaica e, sobretudo, autoritária”.

 

INCONSTITUCIONALIDADE

Em análise feita pelo escritório de advocacia SLPG Advogados Associados, a proposta fere algumas normas que emanam da própria Constituição Federal, como é o caso do Art. 61, § 1º, II, “c”, que atribui exclusivamente ao Presidente da República a prerrogativa de propor leis sobre assuntos relativos aos servidores da União e Territórios, seu regime jurídico, provimento de cargos, estabilidade e aposentadoria.

Dessa forma, se a Constituição estabelece que o Presidente da República deve ser o único responsável por apresentar propostas legislativas sobre os itens acima – entre elas a regulamentação da previsão constitucional de demissão de servidores por insuficiência de desempenho – descabe da Senadora Maria do Carmo Alves (DEM/SE) essa função.

Demais disso é de ver, ainda, que o PLS nº 116/2017 contém outra inconstitucionalidade, regulamentar a demissão por insuficiência de desempenho também dos servidores públicos dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, com o que ofende a autonomia dos entes federados, prevista no art. 39, da Constituição Federal, que atribui a estes a competência para regulamentar as matérias relativas aos respectivos servidores.

Por fim, também quanto ao seu mérito é possível apontar imperfeições que beiram nova inconstitucionalidade, em especial naqueles pontos em que o Projeto de Lei permite um tal grau de subjetividade na avaliação sobre o desempenho dos servidores, que implicaria em ofensa ao princípio da impessoalidade (CF, art. 37), configurando aqui uma inconstitucionalidade material.

As novas regras já foram aprovadas na CCJ, mas o projeto ainda está em tramitação no Senado Federal. Atualmente aguarda-se inclusão na ordem do dia de requerimento que pede para que o projeto seja avaliado também pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Há também uma consulta pública sobre a proposta, que pode ser votada neste link.

Confira como anda a tramitação do Projeto de Lei nº 116, de 2017.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.