Notícias

Imagem

Crise com Bebianno pode atrapalhar reforma da Previdência, diz Maia

A crise gerada no governo federal sobre uma possível saída do ministro da Secretaria-geral da Presidência, Gustavo Bebianno, pode atrapalhar o andamento da reforma da Previdência, disse hoje o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Segundo ele, a crise "gera instabilidade e instabilidade pode atrapalhar".

Maia voltou a elogiar Bebianno. "Tenho boa relação com ele, que tem ajudado na articulação nesse início de governo. É uma pessoa sensata, que ajuda, é bom de diálogo", disse.

Questionado se vai defender a permanência do ministro, Maia respondeu que a decisão cabe ao governo e que é preciso garantir a independência dos Poderes. "Essa é uma crise do governo e ele precisa resolver."

Maia disse que espera que a reforma da Previdência esteja pronta para ser votada na Casa até junho. "Fico olhando sempre para a PEC do presidente Michel Temer, que estava pronta no plenário na segunda quinzena de maio, começo de junho", comentou.

Para Maia, o tempo de tramitação da reforma a ser encaminhada pelo presidente Jair Bolsonaro na semana que vem tende a ser parecido.

Para ele, a aposentadoria rural e o BPC (Benefício de Prestação Continuada) são "temas muito sensíveis" da reforma da Previdência e que, portanto, "precisam ser muito bem pensados" caso o governo queira fazer alterações.

Maia disse que ainda não conhece em detalhes a proposta do governo. Completou dizendo que irá se inteirar mais sobre o assunto no fim de semana, em reunião com o ex-deputado Rogério Marinho, agora secretário especial de Previdência e Trabalho do governo.

"Aí vou dar minha opinião sobre alguns temas que a gente precisa ter cuidado no encaminhamento à Câmara dos Deputados", afirmou. Foi quando citou o BPB e a aposentadoria rural.

Maia teve dois compromissos nesta manhã na capital paranaense. Ele participou de encontro com o governador Ratinho Junior (PSD) e nove dos 30 representantes do Estado da bancada federal, no Palácio Iguaçu, sede do governo.

Na sequência, tinha na programação uma palestra com o tema "Os desafios do novo Brasil", na Associação Comercial do Paraná, no centro da cidade.

O presidente da Câmara tem percorrido Estados e conversado com governadores, em busca de apoio para aprovação da reforma da Previdência.

Lei Kandir
Nas conversas com governadores, Maia também tratou da Lei Kandir, objeto de disputa entre a União e alguns Estados que se sentem prejudicados.

"Vamos precisar dar uma solução [sobre a Lei Kandir], com diálogo com o Ministério da Fazenda em março e abril. Os governos possuem passivo a ser compensado" disse. "Vamos tentar construir um valor que garanta redução dos prejuízos daqui para a frente."

 

Fonte: Valor Econômico

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.