Notícias

Imagem

CCJ aprova texto de reforma tributária proposto pela Câmara

Deputados se anteciparam ao governo. Projeto prevê a substituição de cinco tributos por apenas um

Na Câmara, deputados se anteciparam ao governo e apresentaram uma proposta de reforma tributária. O texto aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça substitui cinco tributos por um.

 
Foi uma votação simbólica. Só o Psol foi contra. Governistas apoiaram o projeto que tem a digital do Congresso e diverge do modelo de simplificação de impostos idealizado pela equipe econômica do governo, mas que ainda não foi apresentado.
 
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Felipe Francischini, que é do PSL - partido do presidente Bolsonaro - não quis esperar o texto do governo.
 
“Eu não estou nem aí de quem é o protagonismo, se é o governo ou se é o Congresso. O que a população espera é ver as matérias aprovadas, empregos sendo gerados e a renda voltando pro trabalhador. Então se foi o governo ou a Câmara, pouco importa para o brasileiro. Então tudo que chegar na comissão que for de interesse público, eu vou pautar e vou designar relatores que façam bons relatórios em prol do Brasil”, afirmou.
 
A proposta de reforma tributária apresentada pelo líder do MDB, Baleia Rossi, substitui de forma progressiva cinco impostos em um só.
 
Em vez de PIS, COFINS, IPI, ICMS e ISS, seria apenas o IBS - imposto sobre bens e serviços, cobrado ao longo de toda a cadeia produtiva. A receita iria para o estado e para o município onde está o consumidor final, que comprou o produto ou usou o serviço.
 
Seriam dez anos de transição, sem alteração na atual carga tributária. Nos primeiros dois anos, o IBS teria uma alíquota de 1%. Simultaneamente, a COFINS seria reduzida para fazer a compensação. Nos anos seguintes, a alíquota dos cinco atuais impostos seria progressivamente reduzida enquanto o IBS iria subindo.
 
“Isso gera simplicidade e transparência pode, portanto, ativar economia e por consequência gerar mais emprego para os brasileiros”, disse o relator, deputado João Roma.
 
A equipe econômica tem indicado que prefere outro modelo: unificar só tributos federais, deixando de fora o ICMS dos estados e o ISS dos municípios. O secretário da Receita afirmou o governo vai apresentar outra reforma tributária mais adiante. E reforçou que, neste momento, a prioridade é a reforma da Previdência.
 
“O importante hoje é acompanhar a reforma da Previdência. Assim que ela estiver bem encaminhada, como disse o presidente, nós vamos encaminhar a nossa contribuição relativa aos impostos federais. E nesse ínterim estaremos apoiando a iniciativa do Poder Legislativo, da Câmara dos deputados com apoio ao projeto avaliado hoje”, explicou Marcos Cintra.
 
Com o sinal verde da Comissão de Constituição e Justiça, a proposta agora tem que ser analisada em uma comissão especial que vai discutir mudanças no texto original, inclusive sugestões do governo. Mas na prática a comissão só deve ser instalada quando as negociações em torno da reforma da Previdência estiverem mais consolidadas. A votação em seguida segue para o Plenário, em dois turnos, com apoio de no mínimo 308 deputados. Depois, vai para o Senado.
 

Fonte: G1

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.