Notícias

Imagem

Bolsonaro diz que Cintra pediu demissão por divergências sobre reforma tributária

Demissão foi anunciada nesta 4ª
 
O presidente Jair Bolsonaro disse, em publicação no Twitter, que a demissão de Marcos Cintra foi tomada a “pedido” do próprio do secretário especial da Receita Federal por divergências em relação à reforma tributária.
 
A saída de Cintra foi anunciada na tarde desta 4ª feira (11.set.2019) pelo Ministério da Economia. O auditor fiscal José de Assis Ferraz Neto assumirá o cargo interinamente.
 
Bolsonaro disse que “a tentativa de recriar” a CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) foi o que resultou na saída. O secretário especial da Receita Federal defendida 1 modelo de pagamentos de impostos nos moldes da CMPF.
 
Segundo o presidente, “a recriação da CPMF ou aumento da carga tributária estão fora da reforma tributária”.
 
 
Em nota, o ministério disse que “ainda que não há 1 projeto de reforma tributária finalizado” e que “a equipe econômica trabalha na formulação de 1 novo regime tributário para corrigir distorções, simplificar normas, reduzir custos, aliviar a carga tributária sobre as famílias e desonerar a folha de pagamento”.
 
A pasta também ressaltou que a proposta somente será divulgada depois do aval do ministro Paulo Guedes e de Bolsonaro.
 
A saída de Cintra vem 1 dia após o secretário especial adjunto da Receita, Marcelo de Sousa Silva, apresentar modelo estudado pelo governo para 1 imposto sobre pagamentos –nos moldes da antiga CPMF.
 
Em seminário nesta 3ª feira (10.set.2019), Marcelo defendeu que saques e depósitos em dinheiro sejam taxados com uma alíquota de 0,4%. Para pagamentos no débito e crédito, a taxa seria de 0,2%.
 
Mais cedo, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse nesta 4ª feira (11.set.2019) que é “pessoalmente contra” a criação de novos impostos, e citou a CPMF, a qual ele lembrou ter sido contrário ainda como deputado federal. Já o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse ser difícil que a proposta avance na Casa Legislativa.
 

 

Fonte: Poder 360

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.