Notícias

Imagem

Audiência Pública para debater reestruturação da Receita Federal

Iniciativa da DS Pará, apoiada pela DS Curitiba, questiona os ataques do governo à Receita Federal

Na última quinta-feira (12), a Delegacia Sindical do Pará (DS-PA), por meio de articulação com o Deputado Federal Edmilson Rodrigues, conseguiu que fosse realizada uma Audiência Pública para debater a reestruturação da Receita Federal, anunciada pelo governo Jair Bolsonaro. O objetivo do encontro foi promover uma conversa com especialistas sobre a estrutura da Receita Federal, elucidando a importância de uma Reforma Tributária Solidária para solucionar os problemas apresentados pelo Governo como justificativa para o desmonte da RFB. 
 
A Audiência foi realizada pela Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional e teve a presença de autoridades e líderes sindicais como Charles Alcântara, Presidente da Fenafisco; o Vice-presidente executivo da ANFIP, Márcio Humberto Geller; a Deputada estadual, Nilse Pinheiro; e o Presidente do Sindifisco Nacional, Kleber Cabral. Por coincidência, a audiência pública foi realizada enquanto acontecia, em Brasília, a reunião do Conselho de Delegados Sindicais (CDS) do Sindifisco Nacional, o que possibilitou a participação de representantes de delegacias sindicais de todo o país. 
 
Entenda o ataque do Governo à Receita 
O governo Bolsonaro anunciou a redução do número de superintendências regionais da Receita Federal do Brasil (RFB) de dez para cinco. Ao reduzir a estrutura direcionada às regiões fiscais, com base em suposições infundadas e improcedentes, o governo sujeitará os contribuintes e a população geral a uma série de prejuízos. 
 
Diante de ataques levianos e, principalmente, da última inépcia do governo de anunciar a redução de superintendências, as Delegacias Sindicais enxergaram a necessidade de unir forças e promover debates que visam oferecer um caminho seguro para tirar a Receita Federal da mira de ataques do governo Bolsonaro. Como foi a caso deste evento que contou com uma palestra ministrada pela Deputada Estadual Professora Nilse Pinheiro, a qual teve como objetivo apresentar os principais pontos de ataque do governo e possíveis soluções para a saída dessa crise. Confira os pontos elencados pela deputada: 
 
Elementos da crise 
Dentre as ações do governo que prejudicaram a estrutura do funcionamento da Receita Federal estão, segundo a deputada, as interferências de Bolsonaro na Receita, Coaf e PF; as críticas a "excessos” de poder da Receita; e a suspensão, partindo do STF, de apurações da RFB sobre 133 contribuintes com uma falsa acusação de ilegalidade, configurando um levante dos três poderes contra a Receita Federal.
 
Agravamentos da crise 
1 – A nomeação de um secretário fora dos quadros da Receita Federal;
2 – Os estudos sobre a autarquização da RFB, o que afetaria a autoridade hoje distribuída a todos os auditores fiscais, deixando-a centralizada na mão de gerentes da autarquia, com riscos para justiça fiscal;
3 – As discussões acerca de segregar a Aduana da Receita;
4 – A proposta do fatiamento da RFB em arrecadação e fiscalização;
5 – A extinção da ESAF – Escola Superior de Administração Fazendária. 
 
Debate
A deputada pontua que, no caso da Amazônia, o papel da Receita Federal é muito mais Aduaneiro que Tributário e tem grande importância no desenvolvimento da região e do país. Pois possibilita a política de incentivos fiscais e tem um papel essencial no controle das fronteiras com 7 países, dentre eles os maiores produtores de drogas do mundo, sendo esse o maior fator de promoção da crise de violência no Brasil. 
 
Por isso se justifica a imediata suspensão do esvaziamento da RFB na Amazônia e a nomeação da superintendência da Receita Federal na região, como previsto no atual regimento, para dar sequência nos trabalhos que vinham realizando.   
 
De acordo com a deputada Nilce Pinheiro a reforma proposta pelo governo não se baseia em eficiência para o contribuinte ou melhoria para o cidadão. Uma Reforma na Administração Tributária reclama seu fortalecimento, com melhoria para o cidadão, e não a redução da sua capacidade de atendimento. “Fisco forte, é sinônimo de cidadania garantida”. 
 
Além de propor soluções, a audiência serviu para reafirmar importância da carreira de Auditor Fiscal e do fortalecimento da RFB. Confira aqui a íntegra da Audiência Pública, que teve a participação do Presidente da DS Curitiba, Celso José Ferreira de Oliveira. 
 
A Delegacia Sindical de Curitiba entende que todas as medidas adotadas pelo governo são ataques diretos à nossa categoria. A desestruturação de poder aplicada pelo governo afetou também a Região Sul e se explica pelo desejo do governo de extinguir a Superintendência da Receita Federal com sede em Curitiba e as mudanças na Receita Federal. Devemos nos manter atentos e vigilantes especialmente na questão da ameaça à estabilidade, a qual visa fragilizar a atuação independente dos servidores públicos. Continuaremos apoiando e trabalhando por quaisquer medidas que possam reverter esse cenário, como foi o caso desta Audiência na Câmara Federal. Seguimos com o nosso principal dever: defender os nossos associados e lutar sempre pela construção de um ambiente político favorável, que respeite os nossos direitos conquistados ao longo de tantos anos. 

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.