Notícias

Imagem

Indefinição sobre receita de pré-sal para estados pode atrasar Previdência

Senadores querem que a votação em segundo turno da reforma da Previdência só aconteça quando os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), garantirem os percentuais das receitas do leilão do pré-sal que serão destinados a cada estado e município.
 
“Não é necessariamente votar a cessão onerosa, mas garantir um acordo para que os estados tenham segurança de receber ainda este ano o dinheiro”, disse o senador Jean Paul Prates (PT-RN) ao Congresso em Foco.
 
Alcolumbre espera que o primeiro turno da reforma previdenciária seja aprovado até as 22 horas desta terça-feira (1). O presidente do Senado vai se reunir com senadores insatisfeitos na quarta-feira (2) para ouvir as demandas deles.
 
Antes esperando aprovar até o dia 10 de outubro, agora Alcolumbre fala em dia 15.
 
O político do DEM articula com o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, a edição de uma medida provisória pelo governo federal para que os estados não dependam da votação pela Câmara dos Deputados.
 
A promessa de editar uma medida provisória caso a Câmara não aprove a tempo também foi feita por Rodrigo Maia em reunião com o governador do Piauí, Wellington Dias (PT).
 
O Congresso Nacional já promulgou a parte da PEC de comum acordo entre Câmara e Senado, ou seja, apenas a parte que trata sobre o funcionamento do leilão dos campos de pré-sal, mas sem especificar quais quantias serão repassadas a estados e municípios. A definição sobre as receitas para as unidades da federação entrará no relatório do deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ).
 
Nessa segunda-feira tanto Alcolumbre quanto Maia tranquilizaram governadores. Segundo eles, a proposta será votada antes do leilão marcado para o dia 6 de novembro.
 
Porém, o senador do PT do Rio Grande do Norte, Jean Paul, teme que deputados diminuam os repasses destinados aos estados. O relator na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, Aureo Ribeiro, sugere que estados fiquem com 10% e os municípios com 20%. O Senado, porém, propôs divisão igualitária de 15% entre os entes.
 
Abono e aposentadoria especial
Os senadores da oposição querem trazer de volta na votação da reforma da Previdência no Plenário as emendas que tratam da retirada da idade mínima para aposentadorias especiais e a que relaxa os critérios para o recebimento do abono salarial.
 
Os dois destaques foram rejeitados hoje mais cedo pela CCJ. A nova tentativa foi confirmada ao Congresso em Foco pelo líder do PT, senador Humberto Costa (PE), e pelo senador Jean Paul Prates (PT-RN).
 
De acordo com o líder do PDT no Senado, Weverton Rocha (MA), os temas serão apresentados por senadores do Cidadania.
 
Alcolumbre estima que sejam feitos de seis a oito destaques no plenário. No entanto, Jean Paul Prates  não se mostrou muito esperançoso em conseguir apoio para a aprovação das emendas.
 
Senadores reclamam à Simone Tebet
A insatisfação dos parlamentares com a celeridade da Previdência foi manifestada por líderes partidários em reunião esta manhã para discutir os procedimentos para a votação da reforma na CCJ e no plenário. Os senadores mantiveram o plano de votar o texto ainda hoje. Mas ameaçaram não votar em segundo turno na próxima semana. O presidente do Senado não esteve presente no encontro.
 
O Congresso em Foco ouviu os líderes do DEM, Rodrigo Pacheco (MG), e do MDB, Eduardo Braga (AM), que estavam presentes na reunião com a presidente da CCJ.
 
Eduardo Braga rejeita a intenção de votar a Previdência em segundo turno na próxima semana. "Davi manda no mandato dele, eu mando no no meu", disse sobre ser até dia 10 a data estabelecida pelo presidente do Senado como terminada a análise da proposta.
 
Braga reclama que a Previdência ficou quase seis meses sob a análise da Câmara e agora o Senado é cobrado para votar em 60 dias.
 
No entanto, ele nega que a insatisfação seja com demandas não atendidas pelo governo federal, mas por conta de trechos da reforma, como os que limitam o recebimento do abono salarial. O emedebista quer mais tempo para que esses pontos sejam debatidos.
 
Já Rodrigo Pacheco disse que está "tudo encaminhado para votar" o segundo turno na semana que vem.
 
O ministro da Economia, Paulo Guedes, prometeu acelerar o pacto federativo no Senado para abrandar as críticas sobre a reforma da Previdência.

Fonte: Congresso em Foco

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.