Notícias

Imagem

Da destruição da economia e ambiental ao atraso como projeto de nação, por Marcio Pochmann

Os 10% mais ricos do país ampliaram a sua fatia do bolo da renda nacional em 6,1% durante os últimos cinco anos. Já os 90% restantes acumularam perdas
 
O Brasil vive experiência inédita da chamada economia do decrescimento, pois acumula em cinco anos (2015-2019) a inimaginável queda de 7,6% na renda nacional por habitante. Com isso, o espírito positivista que foi capaz de reunir a nação em torno do ideário do progresso adotado desde a formação da República Federativa, em 1889, encontra-se cada vez mais distante, somente presente, ainda, nas inscrições da bandeira nacional.
 
Ao mesmo tempo em que se evidencia o decrescimento econômico nacional, constata-se o quanto se ancora no incrível aprofundamento recente da desigualdade na repartição da renda nacional. Embora o PIB per capita seja 7,6% inferior ao do ano de 2014, a realidade da distribuição da renda nacional desde então entre os brasileiros não transcorreu equanimemente. A renda dos mais pobres caiu mais, enquanto os ricos seguiram ganhando, tornando-se cada vez mais super-ricos.
 
Somente os 10% mais ricos do país (21 milhões de pessoas) ampliaram a sua fatia do bolo nacional dos rendimentos em 6,1% durante os últimos cinco anos. Em contrapartida, os 90% restantes da população (189 milhões de pessoas) acumularam perdas. Para se ter ideia, metade dos brasileiros teve encurtada em 39% a participação no bolo dos rendimentos do país.
 
O ineditismo da atualidade nacional ganha ainda mais relevância ao se considerar o comportamento da economia nas três recessões transcorridas durante as últimas quatro décadas (1981-83, 1990-1992 e 2015-16). Na primeira recessão econômica (1981-1983) registrada desde a Depressão de 1929, por exemplo, o desempenho do PIB per capita decresceu de 4,4% como média anual registrada na década de 1970 para apenas 0,6% em média ao ano durante a fase da superinflação herdada da ditadura entre 1981 e 1994. Na segunda recessão (1990-92), o PIB per capita registrou comportamento médio anual de 0,7%, mesmo com a economia tendo alcançado a estabilização monetária, conforme verificado no período de 1995 a 2003. Somente nos anos de 2004 a 2013, por exemplo, a renda nacional por habitante voltou a deter melhor desempenho, apresentando elevação média anual de 2,4% no comportamento do PIB per capita.
 
Com a terceira recessão (2015-2016) que o Brasil despontou com o decrescimento médio anual da economia em 1,5% na trajetória do PIB per capita durante o período de 2015 a 2019. Para tanto se considera a queda acumulada no PIB de 4,6% entre 2015 e 2018, adicionada à variação projetada de 0,8% para a economia em 2019 e ao desconto da elevação acumulada de 4% da população brasileira nos últimos cinco anos.
 
Diante disso, constata-se como o encolhimento da renda nacional por habitante impõe limites e constrangimentos maiores à qualidade de vida de parcelas crescentes de brasileiros. Conforme revela o IBGE (POF, 2017-18), a fase do decrescimento econômico coincide com as famílias na base da pirâmide social concentrando quase 2/3 da soma total do rendimento mensal (de até dois salários mínimos) somente nas despesas de alimentação e habitação, ao passo que as famílias no topo da distribuição de renda (acima de 25 salários mínimos mensais) não compreende nem mesmo 1/3 do orçamento nas duas referidas despesas básicas.
 
Essa situação tende a se agravar. Diferentemente dos princípios organizativos da economia do decrescimento tratados pelos defensores da sustentabilidade ambiental, o modelo do decrescimento econômico brasileiro associa-se à destruição ambiental, com a liberação ao desmatamento e à ocupação de reservas indígenas, bem como à difusão do uso de agrotóxicos.
 
No Brasil, os governos da economia o decrescimento apoiam-se no passado tanto das crenças do terraplanismo como no descrédito das teses científicas do aquecimento global. Ou seja, o atraso com projeto de nação.
 

Fonte: GGN

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.