Notícias

Imagem

Recuo do governo na Reforma Administrativa fala por si só

Discursos não colam mais, a mudança de estratégia demonstra certo receio em unir diferentes vozes populares
 
Nos últimos três meses, a Reforma Administrativa entrou no centro dos debates e foi colocada pela equipe econômica como a pauta do momento. A proposta lança mais um ataque aos servidores públicos, favorece perseguições ideológicas e reforça a tentativa de destruir a imagem do funcionalismo público. Acontece que nas últimas duas semanas, o governo resolveu esfriar o tema e falou em suavizar a proposta. Consideração por aqueles que trabalham diariamente por um Brasil melhor? Certamente não. Tudo indica que isso aconteceu por estratégia política e pelo grande receio de unir vozes.
 
Logo que souberam da articulação do governo, as entidades representantes dos servidores públicos se uniram para apontar irregularidades e incoerências na proposta que ainda não foi encaminhada, mas que já deixou escapar suas intenções: Reduzir o número de carreiras, acabar com a necessária estabilidade dos servidores, mudar o sistema de análise de desempenho, extinguir a progressão automática e reduzir os salários do funcionalismo. A reação das entidades demonstra uma verdadeira ordem e organização para debater com o Executivo, algo extremamente necessário nos tempos atuais. 
 
E mesmo que essas propostas sejam direcionadas apenas àqueles que ainda vão entrar no serviço público, os que estão na ativa e realmente se preocupam com os rumos que vão tomar o Estado e o serviço público prestado à sociedade, não se calam diante de uma proposta como essa. E, mesmo que em tempos difíceis, quando o trabalho do funcionalismo passa a ser atacado ao invés de ser valorizado, é preciso manter a união para garantir que não só os direitos dos servidores sejam preservados, mas que o Estado mantenha uma estrutura sólida.
 
Vale ressaltar que a estabilidade do servidor público é necessária para que esses não sejam prejudicados por questões ideológicas e para que não exista demissão quando um novo grupo político tomar posse. Aliás, o servidor público deve ter responsabilidade apenas com o Estado. Isso porque o Estado e o dever com a população permanecem, já os partidos políticos vêm e vão.  Já ocorrem exonerações e demissões por crimes de corrupção, desídia e mau desempenho dos servidores públicos. Não são necessários novos mecanismos, apenas o bom uso dos já existentes. 
 
Analisemos os fatos. No dia 5 de novembro, Jair Bolsonaro apresentou um Pacote de Reformas que claramente se configura como mais um ataque ao funcionalismo e garantiu que em breve encaminharia a Reforma Administrativa que está em fase de elaboração. Depois de alguns dias, mudou o tom da conversa e até alegou que a proposta seria “suave”. O fato novo é que, no dia 8 de novembro, foi solto o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após o Supremo Tribunal Federal ter considerado a prisão em segunda instância inconstitucional. Imediatamente, a estratégia do governo mudou. 
 
Paulo Guedes e sua equipe econômica bem que tentaram insistir, mas, dentro do Palácio do Planalto, o apelo passou a ser outro. Segundo o G1, assessores presidenciais avaliaram que o momento político não era e nem é propício para encaminhar a Reforma Administrativa, entendendo que isso poderia unir os servidores públicos e os simpatizantes da esquerda em uma única luta, promovendo protestos contra as descabidas propostas do governo. Além disso, analisaram que o ambiente político dos países vizinhos também colaboraria para alimentar uma possível insatisfação popular brasileira. 
 
Não bastasse a notável falta de articulação do atual governo desde o início do seu mandato, a crise politica se agravou com a crise que se instalou dentro do seu próprio partido. Isso porque a nova aventura partidária da família Bolsonaro fez com que metade da sua antiga base no Congresso se tornasse de forma obrigatória independente. Além disso, desde o princípio, com o envio de uma proposta de Reforma da Previdência descabida, a equipe econômica enfrenta uma notável dificuldade em organizar uma base de apoio, sem ter como negociar essa pauta previamente, antes de discutir no Plenário.
 
Aos servidores públicos, basta continuar o que vem sendo feito: Defender a Constituição Federal e as conquistas do Estado Social. Certamente, o novo governo está fazendo mudanças, mas nunca com o intuito de melhorar o ambiente e beneficiar a sociedade, mas sim com a ideia fixa de economizar a qualquer custo, mesmo que isso prejudique todo o resto. Cabe ao Sindifisco Nacional debater as propostas do governo e aprovar o plano de ação e lutas contra mais este ataque à estrutura do Estado e às instituições democráticas. 
 
Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.