Notícias

Imagem

Poluição do ar prejudica a saúde óssea, aponta pesquisa

A poluição do ar, comum nas grandes cidades, tem efeitos nocivos à saúde já bem conhecidos — câncer de pulmão e diversas doenças respiratórias estão ligadas à inalação de partículas.
 
Agora, um novo estudo feito na Índia e liderado pelo ISGlobal (Instituto de Barcelona para a Saúde Global), aponta que a poluição também pode prejudicar a saúde óssea.
 
Como o estudo foi feito:
  • O novo estudo, publicado no periódico científico JAMA Network Open, analisou a associação entre poluição do ar e saúde óssea de mais de 3.700 pessoas residentes de 28 aldeias fora da cidade de Hyberabad, no sul da Índia.
  • Os autores usaram um modelo desenvolvido localmente para estimar a exposição à poluição do ar por partículas finas (partículas suspensas com diâmetro de 2,5 μm ou menos) e carbono preto.
  • Os participantes também preencheram um questionário sobre o tipo de combustível usado para cozinhar.
  • Os responsáveis pela análise vincularam as informações à saúde óssea avaliada por meio de um tipo especial de radiografia que mede a densidade óssea, a absorciometria, que mede a massa óssea na coluna lombar e no quadril esquerdo.
 
O que os resultados mostram
Os resultados mostraram que a exposição à poluição do ar ambiente, particularmente a partículas finas, foi associada a níveis mais baixos de massa óssea. O uso de combustível de biomassa para cozinhar não foi considerado um fator de risco.
 
Conforme explicou Otavio T. Ranzani, pesquisador do ISGlobal e principal autor do estudo ao site Eurekalert, a inalação de partículas poluentes pode levar à perda de massa óssea através do estresse oxidativo e da inflamação causada pela poluição do ar.
 
"Nossas descobertas aumentam o número crescente de evidências que indicam que a poluição do ar particulado é relevante para a saúde óssea em uma ampla gama de níveis de poluição do ar, incluindo níveis encontrados em países de alta e baixa e média renda", disse Cathryn Tonne, coordenadora de estudo e do projeto CHAI ao portal.
 

Fonte: Viva Bem

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.