Notícias

Imagem

Auditores Fiscais de Pelotas/RS aprovam manifesto contra ingerências na RFB

Chegou a hora de falar. O presidente do Sindifisco Nacional falará ao Senado sobre a ingerência na RFB. É uma ótima notícia, não podemos perder a oportunidade e deixar o episódio tornar-se inócuo, em razão das atuais características do nosso sindicalismo.
 
Quem leu com atenção o editorial do dia 24/10/2013, e a matéria que foi publicada no Correio Brasiliense em 21/10/13, percebe sem grande dificuldade o quanto a discussão está sendo cuidadosamente "delimitada" para não tocar o dedo em alguns pontos sensíveis.
 
Assim, a "ingerência" circunscreve-se ao Refis da crise, e aí, percebe-se claramente o viés arrecadador que tomou conta da casa, e o pleito da categoria limita-se aos contornos da definição das carreiras exclusivas de Estado.
 
Não podemos perder a oportunidade de expressar, e deixar registrado para a Nação, os verdadeiros riscos da ingerência na RFB. E, de discutir, clara e abertamente, os paradigmas e instrumentos que tendem a tornar a RFB subserviente a “posições menos técnicas e desvinculadas do melhor interesse” e aos "direcionamentos" dos governantes da vez. Esta é a hora de denunciar o gerencialismo concentrador, de informações e poderes na cúpula do Órgão. É a hora de exigir o fim do Mandado de Procedimentos Fiscal - MPF, dos manipuláveis sistemas de canais de parametrização da aduana, da centralização na escolha de fiscalizáveis.
 
Esta é a hora de lembrar o caso “OSASCO”. De lembrar o ex-Subsecretário que concentrou poderes, acumulou informações e depois passou para o outro lado do balcão.
 
Esta é a hora de mostrar o quão perigosa, e contrária ao interesse público, pode tornar-se a metacracia na RFB. É a hora de discutir as formas de recrutamento de gestores, as práticas de remoção e os casos de assédio moral, mostrando como as reais e potenciais ingerências dispõem de instrumentos de blindagem na RFB.
 
Esta é a hora de propor a revalorização da carreira, e de defender mecanismos que elevem a autonomia funcional, como forma de reduzir a possibilidade de ingerência no órgão. Esta é a hora de defender a LOF, mas não qualquer LOF, mas a que traga verdadeiras garantias para o Cargo e para a RFB.
 
Esta é a hora de defender as PEC's nº 147, nº 186 e nº 443.
 
Enfim é a hora de mudar o rumo da conversa, e demonstrar que a RFB não precisa de um choque de gestão, mas sim de um choque de autonomia e valorização.
 
E, numa hora destas, o Presidente do Sindifisco Nacional tem que se mostrar desvinculado de quaisquer laços partidários ou projetos de parceria com a administração e plantar sementes para a futura revalorização da nossa carreira.
 
Mas, será que poderemos contar com uma DEN, ela que não se opõe ao projeto gerencial para a RFB, e está, inclusive, forçando a implementação do maior instrumento de adequação/conformidade do quadro funcional: o salário variável?
 
Que a fala do Presidente do Sindicato no Senado não passe ao largo, sem chamar a atenção para as verdadeiras ingerências que aqui se instalam.
 
 
 
 
Auditores-Fiscais filiados à DS Pelotas reunidos em Assembleia Geral em 29/10/2013.
 
Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.