Notícias

Imagem

Saúde e bem-estar no verão: confira dicas de especialistas

Dermatologistas e nutricionista dão dicas de alimentação, cuidados com o cabelo e com a pele na estação mais quente do ano

Como você cuida da sua saúde e garante o seu bem-estar no verão? Em épocas em que a exposição ao sol é maior e mais prejudicial, alguns cuidados básicos com o corpo são necessários. Especialmente durante este ano, que deve bater recordes de temperatura, segundo meteorologistas.

A hidratação, proteção solar e uma alimentação balanceada são fundamentais. Segundo a dermatologista Natalia Cymrot, devemos dar atenção especial à pele do rosto, “uma vez que esta é a área mais frequentemente acometida pelo câncer de pele não melanoma”. Ela também lembra outros problemas comuns no verão, como desidratação, insolação, queimaduras solares e aumento da incidência de micoses de pele.

Apesar de muitos desses problemas já serem conhecidos pelos brasileiros, ainda é comum que as pessoas não tomem todos os cuidados necessários ou acreditem em mitos. Além disso, outro erro bastante cometido é focar em apenas uma parte do corpo e deixar as outras de lado.

Mitos sobre protetor solar: não caia neles

Recentemente surgiu uma onda de dúvidas e mitos em relação aos benefícios do uso de protetor solar. Um deles é que o composto oxibenzona (presente nos protetores) seria tóxico e agressivo para a pele.

“Realmente a oxibenzona ou benzofenona, que protege contra os raios UVB e UVA, tem sido evitada por alguns fabricantes, principalmente por ser mais alérgica. Mas o protetor solar protege contra o câncer de pele, sendo este um consenso entre os dermatologistas”, diz a dermatologista Natalia Cymrot.

Cymrot ressalta que a aplicação do produto precisa ser feita da forma correta. Ou seja, deve ser passado 30 minutos antes da exposição solar e reaplicado a cada duas horas. 

Outro mito está ligado ao protetor solar de uso oral. Segundo a dermatologista, este tipo de produto ajuda na proteção, mas nunca deve ser usado isoladamente. Ainda de acordo com Cymrot, os protetores solares tintos são mais eficientes que os transparentes, porque bloqueiam a luz visível, que também contribui para o escurecimento de manchas, como o melasma.

Cuidados com o cabelo no verão

Algumas delícias de verão, como banhos de piscina, mar e até mesmo o sol, são capazes de prejudicar o cabelo, segundo a dermatologista Andrea Frange. Para evitar o desgaste, a especialista ressalta a importância de hidratar os fios nesses momentos. “Lavar com água doce fresca para remover o excesso do sal e do cloro é essencial”, diz.

Mas, assim como o rosto, é importante aplicar produtos que possuam filtro solar e usar bonés e chapéus para proteger o cabelo do sol. “Estudos mostram que radiação UVA, UVB e luz visível causam alterações na cor e perda proteica da fibra capilar. Portanto, essas medidas são aconselháveis”, afirma Frange. 

Para os cabelos com química, é preciso ficar atento com a reposição de queratina, a proteína que compõe os fios capilares. “Por serem fios mais fragilizados, eles demandam cuidados redobrados. O uso de máscaras naturais e procedimentos nos salões são sempre bem-vindos”, explica a dermatologista.

Ainda de acordo com Andrea Frange, a hidratação é ainda mais importante para quem tem cabelos cacheados, já que os fios são naturalmente mais secos. “É bom usar cremes mais hidratantes antes e após a exposição solar”, recomenda.

Por fim, os cabelos oleosos também podem piorar no verão. Assim, a dermatologista aconselha utilizar xampus mais adstringentes ou aumentar a frequência das lavagens para uma limpeza mais profunda do couro cabeludo.

Foco na alimentação

Muito se fala dos cuidados com a pele, mas é interessante pensar também em como os alimentos podem influenciar a saúde no verão. A nutricionista Bruna Mambrini separou algumas dicas para quem procura cuidar da beleza e bem-estar através da alimentação.

Hidratação

Água, água de coco, água saborizada (com frutas picadas) são ótimas soluções para o verão. Leve sempre sua garrafinha para não se esquecer de se hidratar.

Alimentos com propriedades antioxidantes

Frutas, verduras e legumes em geral. Brócolis, cenoura, manga, laranja, abobrinha, berinjela, couve, limão. Vá à feira e se delicie com todas as opções naturais.

Vitamina C

Antioxidante, ela participa de diversas reações bioquímicas que aumentam disposição. Os que possuem maiores fontes de vitamina C são: acerola, caju, goiaba, laranja e limão.

Refeições mais leves

São ótimas opções para almoço e jantar, isso por que uma refeição como uma feijoada (mais gordurosa) automaticamente te deixa menos disposto. Por isso, invista nas saladas bem coloridas e temperadas, uma fonte proteica e uma fonte de carboidratos.

Redução da sensação de fadiga

Castanhas, amêndoas, feijões, lentilha, soja e vegetais verde escuros possuem magnésio, que é essencial para reduzir a sensação de fadiga, uma vez que este nutriente atua em diversas enzimas responsáveis pela produção de energia.

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.