Notícias

Imagem

Pressão alta, depressão, diabetes: os "melhores" exercícios para 14 doenças

Praticar atividade física regularmente é essencial para a saúde física e mental e reduz o risco de várias doenças, você sabe. Mas não é só isso: além de serem ótimos para prevenir patologias, os exercícios podem ajudar (e muito!) no tratamento de diversos quadros clínicos. Com liberação médica e orientação de um profissional de educação física, qualquer exercício pode ajudar você a combater uma doença. Porém, algumas modalidades trazem benefícios específicos que podem auxiliar ainda mais a tratar ou aliviar sintomas de certos problemas de saúde. Veja a seguir quais são.

Asma e bronquite: natação

Tradicionalmente recomendada para quem tem doenças respiratórias, a natação é especialmente indicada por ter forte componente aeróbico e ser praticada em um ambiente úmido (que facilita a respiração). As braçadas na piscina trabalham a musculatura respiratória, responsável pela capacidade de expansão torácica, aumentam a capacidade ventilatória e ajudam a controlar os fatores inflamatórios que desencadeiam crises. Mas, cuidado: quem tem crises de asma e bronquite desencadeadas por alergias precisa prestar atenção se o cloro (ou outra substância na água da piscina) não é um fator irritante —o que pode induzir crises. Nesse caso, uma boa é optar por outras. 

Mas, cuidado: quem tem crises de asma e bronquite desencadeadas por alergias precisa prestar atenção se o cloro (ou outra substância na água da piscina) não é um fator irritante —o que pode induzir crises. Nesse caso, uma boa é optar por outras atividades aeróbicas, como ciclismo.

Depressão e ansiedade: futebol, vôlei, basquete ou corrida

Esportes coletivos promovem a socialização e ajudam a combater o isolamento, um dos primeiros sintomas da depressão. Além disso, estimulam a liberação de substâncias no organismo que trazem bem-estar e melhoram o humor, como a endorfina. Isso ajuda não só a reduzir o estado depressivo, como também combate outros problemas emocionais, por exemplo, a ansiedade.

A corrida também é uma modalidade muito famosa por "turbinar" a produção de endorfinas e tem como vantagem o fato de você não depender de outras pessoas (para formar dois times) para realizar a atividade. E, mesmo sendo um esporte individual, há muitos grupos de corrida que podem favorecer o convívio social.

Câncer: caminhada

No caso do câncer, é complicado cravar uma "modalidade ideal", pois os médicos precisam levar em consideração alguns fatores antes de indicar uma atividade física ao paciente, como o tipo de câncer, a condição da pessoa e o estágio em que está o tratamento. No entanto, a caminhada costuma ser muito recomendada por ter baixo impacto e intensidade leve.

O exercício fortalece o corpo e estimula a produção de endorfinas que trazem bem-estar, fazendo com que o paciente suporte bem a quimioterapia e radioterapia. Além disso, reduz os efeitos do chamado "chemo brain", que é o déficit cognitivo e mental que o tratamento traz. Também melhora a condição muscular e óssea, muito prejudicada pelos medicamentos.

Colesterol alto: musculação e aeróbico

A prática do exercício físico leva a uma melhora na composição corporal, ou seja, aumento de massa magra (músculos) e perda de gordura. Quando a musculatura do corpo está fortalecida, suas respostas enzimáticas melhoram e há uma melhora na degradação de lipídeos, diminuindo o colesterol no sangue. Escolha exercícios que exijam da parte cardiovascular, como corrida e ciclismo, e que trabalhem a força e a estabilidade, como a musculação.

Artrose: ioga, pilates ou hidroginástica

Quem sofre com o desgaste das cartilagens pode investir em exercícios em que existe a contração muscular sem exigir demais da articulação. Opte por atividades sem impacto (saltos, corrida) ou movimentos repetidos continuamente. São boas opções ioga, pilates, exercícios isométricos e hidroginástica (que apesar de ter movimentos repetidos possui baixo impacto).

Diabetes: musculação e exercícios aeróbicos

O ganho de músculos traz maior sensibilização das células à insulina e as atividades aeróbicas ajudam a reduzir o nível de açúcar no sangue. Junto com uma alimentação adequada, essa combinação de benefícios pode levar à diminuição da quantidade de medicamento utilizada pelo paciente ou até mesmo, no caso do diabetes tipos 2, controlar a doença e dispensar o uso de remédios.

Dor de cabeça crônica: alongamento

Claro que você pode e deve praticar outros exercícios, mas procure também investir em exercícios que ativem a musculatura cervical do pescoço e a relaxem, como os de flexibilidade. E atenção à contração exagerada da musculatura do pescoço, que diminui o fluxo sanguíneo para o cérebro, podendo ser um fator causador da dor. Em casos de enxaqueca associados ao ciclo menstrual, o exercício também é benéfico pois pode aliviar os sintomas da TPM, responsável pelo desconforto.

Dor nas costas: treino funcional e pilates

Grande parte dos exercícios dessas modalidades têm como foco o fortalecimento do core (músculos do abdome, quadril e lombar). Essa região do corpo é importante para manter a estabilidade do tronco. Fortalecer o core ajuda a evitar uma sobrecarga na região das costas e melhora a postura, minimizando as dores.

Pressão alta e varizes: caminhada, corrida e ciclismo

Essas atividades aeróbicas estimulam a circulação sanguínea nas pernas (e também no restante do corpo), melhorando a vascularização periférica. Os exercícios aeróbicos ainda dilatam as veias e artérias, reduzindo a pressão dentre delas —por isso ajudam a combater a hipertensão.

Osteoporose: caminhada e corrida

Atividades de impacto estimulam a mineralização e produção óssea, fortalecendo o esqueleto. Além disso, quando essas modalidades são praticadas ao ar livre durante o dia, a exposição solar promove a síntese de vitamina D, substância que melhora a captação de cálcio pelos ossos. Apesar de não ter impacto, a musculação também incentiva a produção de tecido ósseo, pois a musculatura traciona o osso, e pode ser outra boa aposta.

Obesidade: musculação

Apesar de os exercícios aeróbicos serem a primeira opção de atividade física que vem à cabeça de quem deseja emagrecer, o treino de força tende a ser uma melhor opção. Além de ser capaz de proporcionar um bom gasto calórico quando realizada de maneira intensa, a musculação faz com que seu corpo gaste mais calorias quando você está em repouso, pois quanto mais músculos você tiver, maior é seu metabolismo em repouso. A musculação ainda tem como vantagem o baixo impacto: ou seja, não vai sobrecarregar as articulações de quem está com excesso de peso, como a corrida.

Lógico que também é possível combater a obesidade com exercícios aeróbicos e eles não são ruins para isso, a musculação só surge como uma melhor opção por promover uma perda de peso mais saudável: isso é, reduz a gordura e aumenta a massa magra (músculos).

Fonte: UOL

Fonte: UOL

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.