Notícias

Imagem

Parlamentares alertam Guedes que novo imposto trava pauta econômica

Não há chance de o Congresso aprovar, neste momento, qualquer tipo de imposto sobre movimentações financeiras
 
Com a comissão mista da reforma tributária quase de pé no Congresso, parlamentares retomaram as conversas com a equipe econômica do governo sobre os moldes da proposta. O primeiro recado dado ao ministro da Economia, Paulo Guedes, foi claro: não há chance de o Congresso aprovar, neste momento, qualquer tipo de imposto sobre movimentações financeiras.
 
“Eu disse a ele: se o governo propuser imposto novo, vai tumultuar não só a reforma tributária, como toda a pauta econômica”, contou ao Valor a senadora Simone Tebet (MDB-MS). Ela esteve com o chefe da equipe econômica anteontem. “Nós entendemos os motivos da equipe econômica, mas o momento não é oportuno. Melhor, em um primeiro momento, focar a reforma tributária na simplificação. Mais à frente, se possível, discutimos outras mudanças”, completou.
 
A ideia também não agrada ao presidente Jair Bolsonaro, e nem aos presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Assim como Tebet, outros parlamentares alertaram Guedes sobre a resistência a um eventual novo imposto.
 
Prometida para antes do recesso parlamentar, a comissão mista deverá sair do papel na próxima semana. O atraso foi determinado por um impasse em relação ao número de membros. Ontem, Alcolumbre escreveu, em sua página no Twitter, que a comissão mista será composta por 40 integrantes, sendo 20 senadores e 20 deputados federais.
 
Apesar de a composição ter sido acordada entre Maia e Alcolumbre, deputados continuam avaliando que o formato não contempla todas as bancadas partidárias, o que pode atrasar novamente a criação do colegiado. A interlocutores, Guedes tem insistido que é necessário encontrar uma forma de equalizar o sistema tributário brasileiro.
 
Criada para dar celeridade à tramitação da reforma tributária nas duas Casas, a comissão mista deve entregar sugestões para serem incluídas no parecer do relator Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) entre o final de fevereiro e o início de março. A expectativa de Maia é concluir a análise da proposta de emenda constitucional (PEC) em abril no plenário da Câmara. Depois disso, o Senado terá dois meses para concluir a aprovação da reforma em dois turnos no plenário do Senado, de acordo com projeções de Maia e Alcolumbre.
 

Fonte: Valor Econômico

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.