Notícias

Imagem

Palestra sobre a evolução do pensamento feminista no Brasil

Evento da DS Curitiba do Dia Internacional da Mulher terá palestra com Advogada Criminalista Fabiana Marques
 
No dia 9 de março, às 9h, a Delegacia Sindical do Sindifisco Nacional promove um café em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. No evento será ministrada uma palestra pela Advogada Criminalista Fabiana Marques que debaterá: “A evolução do pensamento feminista no Brasil: uma perspectiva histórica”. Contamos com a presença de vocês, mulheres! Confirme a sua presença pelo telefone: (41) 3225-4217 ou pelo WhatsApp (41) 9 8859-9760.
 
“Não deixem de participar dessa palestra, dessa roda de conversa. É muito importante debater esse tema, porque precisamos conhecer os nossos direitos para podermos busca-los. Seja no âmbito social, seja no âmbito político. E, ainda que achemos que o feminismo já está amplamente divulgado, na verdade, encontramos realidades diferentes por aí. Por isso, existem muitas mulheres que não conhecem os seus direitos e não sabem onde busca-los. Tanto entre homens quanto entre as mulheres, ainda há resquício de algumas culturas que precisam ser modificadas”, analisa Fabiana Marques, presidente da Comissão da Mulher do IBRAPEJ.
 
PALESTRA – A evolução do pensamento feminista no brasil
Na palestra, será abordada a evolução do feminismo no Brasil. No decorrer do debate, Fabiana Marques vai falar sobre as três ondas feministas existentes. A primeira, discute a questão da conquista do voto feminino. A segunda, as conquistas alcançadas no campo do trabalho. E, por último, a conquista da mulher sobre o próprio corpo.
 
Em geral, a palestra será sobre a liberdade que a mulher atinge quando ela se entende em igualdade perante aos homens. A maneira como ela começa a perceber a luta que precisa traçar para alcançar o seu espaço político e social. Esse espaço que naturalmente foi do homem, porque ele sempre esteve inserido dentro da política e do mercado de trabalho. 
 

O homem sempre foi visto como aquele que faz as coisas externas, enquanto a mulher sempre foi vista como a pessoa que fica dentro da casa, que cuida da parte do trabalho interno e que cuida da família. Hoje, essa realidade está sendo modificada, de tal maneira que as mulheres também assumem papeis de protagonismo.

Além disso, a palestra debaterá o movimento das mulheres no combate a todo tipo de violência. Resultando, nas últimas duas décadas, em conquistas como a Lei Maria da Penha e a Lei do Feminicídio. Aqueles que comparecerem ao evento, poderão entender mais sobre tudo aquilo que as mulheres conseguiram conquistar no Brasil.
 
PALESTRANTE – Fabiana Marques
Fabiana Marques é advogada criminal, professora, mestre em direito pela PUC-RIO, presidente da Comissão da Mulher do IBRAPEJ, Coordenadora Adjunta do IBCCRIM, Secretária da Comissão de Dados e Privacidade e membro da comissão de Direitos Humanos, ambos da OAB-RJ.
 
SERVIÇO
Café com Palestra em Homenagem ao Dia da Mulher
Data: 09/03/2020 (segunda-feira)
Horário: 9h00 
Local: Hotel Mabu - Sala Curitiba - Rua XV de Novembro, 830
 

 

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.