Notícias

Imagem

Receita Federal alerta para novo golpe exigindo pagamento de imposto falso

A Receita Federal está alertando sobre um golpe com o nome da instituição. Os criminosos enviam uma notificação postal falsa exigindo o pagamento de um suposto Imposto Verificador de Score Concretizado. Veja como se proteger.

A carta indica que o contribuinte estaria com uma pendência em seu CPF e que, para regularizar a situação, precisaria quitar o chamado Imposto Verificador de Score Concretizado. No entanto, esse tributo não existe.

A mensagem atinge principalmente pessoas interessadas em aumentar a pontuação em "cadastros de bons pagadores". E para dar a ilusão de veracidade ao documento, os golpistas utilizam o logotipo da Receita Federal e o nome de um auditor-fiscal, cuja assinatura é falsificada.

Os indivíduos que aplicam o golpe — fazendo-se passar por servidores da Receita Federal —poderão responder pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica e falsa identidade, podendo responder, ainda, pelos danos causados à imagem da Instituição e do próprio servidor indevidamente envolvido.

Fique atento

A Receita Federal informou que não fornece dados bancários para o recolhimento de tributos federais via depósito ou transferência. O recolhimento de tributos é feito via Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf).

Segundo a instituição, os golpistas, geralmente, cometem erros que possibilitam identificar que trata-se de um golpe. A recomendação é ficar atento a erros de português, informações confusas ou incorretas e orientações desencontradas. Esses são alguns dos indícios de que a correspondência pode ser falsa.

Os contribuintes que forem vítimas deste golpe podem comparecer a uma unidade de atendimento da Receita Federal, pessoalmente, ou enviar denúncia à Ouvidoria-Geral do Ministério da Economia, pela internet, no site https://www.fazenda.gov.br/ouvidoria/sisOuvidor. Também é possível tirar dúvidas por este canal.

Fonte: Extra

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.