Notícias

Imagem

Entenda como uma alimentação saudável ajuda a prevenir obesidade e câncer

A maioria dos tumores tem relação direta com fatores ambientais e de estilo de vida
 
Uma alimentação saudável é aliada no combate a doenças crônicas, mas colocá-la em prática pode ser um desafio, pois demanda disciplina e tempo. Conscientizar a população sobre os benefícios dos alimentos para a saúde é a principal estratégia para modificar hábitos — e quanto mais cedo se aprende sobre isso, melhores serão os resultados.
 
É com esse objetivo que a campanha Alimentos Tarja Verde, idealizada pelo Instituto Vencer o Câncer, foca na obesidade infantil e na prevenção de tumores na fase adulta. Segundo o oncologista Fernando Maluf, um dos fundadores da organização, pelo menos dois terços dos cânceres têm relação direta com fatores nocivos, como dieta inadequada, sedentarismo, tabagismo e etilismo.
 
Ele afirma que a maioria desses hábitos começa na infância e adolescência, fases da vida em que a modificação de costumes é mais fácil. Por isso, um dos focos da campanha são as crianças. Mas a ideia aqui é unir pais, famílias e educadores para ensinar os pequenos a terem um bom estilo de vida. “Se a criança é educada a comer verdura, frutas, carnes magras, vai adorar isso”, diz o médico.
 
Maluf informa que a obesidade infantil cresceu dez vezes nos últimos 40 anos no Brasil e hoje temos mais de 11 milhões de crianças obesas ou com sobrepeso. "É um problema crescente no País e no mundo, tanto que nos próximos dois anos vamos ter mais crianças obesas do que desnutridas."
 
Com a prevenção da obesidade na infância por meio da boa alimentação, evita-se um adulto obeso cuja condição pode levar a um câncer. Maluf diz que mais de 20 tumores estão ligados ao aumento de peso, como o de próstata, mama, intestino e fígado. Além disso, a obesidade é fator de risco para doenças cardíacas, metabólicas, respiratórias, ortopédicas e diabete. "A gente sabe que obesidade, sedentarismo e dieta inadequada, junto com cigarro, são o maior fator de risco oncológico no mundo", afirma o médico.
 
Mais do que ampliar o debate sobre os temas e promover ações de conscientização, a campanha Alimentos Tarja Verde convida empresas e fornecedores a adotarem a proposta, colocando uma tarja verde nos alimentos que produzem e são benéficos para a saúde. Os interessados podem entrar em contato com o instituto. "A campanha é muito ampla, vai desde as casas até o atacado, varejo e colégios. E o desafio é mudar o comportamento", diz Maluf.
 
A função dos alimentos saudáveis
Frutas, verduras e vegetais são ricos em substâncias que nutrem e melhoram as funções do organismo. Os fitonutrientes são parte desses compostos que, quando ingeridos, têm ação antioxidante e protegem o corpo de radiação, toxinas e poluição.
 
Os alimentos verdes, como couve e brócolis, têm grande quantidade de clorofila e betacaroteno, que fortalecem os mecanismos de defesa, o que ajuda a prevenir agentes infecciosos. Ao resistir a esses fatores externos, as chances de haver mudanças nas células que vão levar ao aparecimento de um câncer são bem menores.
 
No caso da obesidade, além de todo o efeito protetor, os bons alimentos estão livres de açúcar, sal e gorduras em excesso, que estão associados ao aumento de peso e doenças como hipertensão. Os resultados são ainda melhores quando se unem outros hábitos de vida positivos, como fazer exercícios físicos, controlar o estresse e cuidar da saúde do sono.
 
Alimentos contra e a favor do câncer
Uma vez que a maioria dos tumores tem como uma das causas a alimentação inadequada, é fato que modificá-la ajuda a prevenir a doença. Mas há outros fatores, sobre os quais não temos controle, que vão desencadear em células cancerígenas, como a predisposição genética. Ainda assim, mesmo com a enfermidade instalada, é possível se aliar aos alimentos como parte do tratamento oncológico.
 
A relações públicas Letícia Prates da Fonseca, de 31 anos, sempre foi fisicamente ativa na infância e adolescência. Ela jogava basquete, fazia natação, mas confessa que nunca se preocupou muito com a alimentação. Durante a faculdade, começou a engordar e foi apenas quando quis emagrecer para a formatura, com uma preocupação estética, que ela começou a ingerir alimentos mais saudáveis.
 
Passados alguns anos, sem ter retomado a prática de atividades físicas, ela foi diagnosticada com câncer de mama em março de 2014, aos 25 anos. Depois de todo o tratamento, a doença voltou em abril de 2017. "Da primeira vez, eu não cuidava. Os efeitos colaterais duravam de sete a dez dias, passando mal. Na segunda vez, com exercício e alimentação adequada, os efeitos duravam três dias", conta. Com essa mudança, ela descobriu que precisava conhecer bem os tipos de alimentos para fortalecer o corpo "nessa guerra".
 
Atualmente, Letícia não toma refrigerantes e desenvolveu uma espécie de aversão a alimentos industrializados e ultraprocessados. Quando come algo do tipo, tem problemas de digestão. "Hoje, eu descasco mais e desembalo menos", afirma. A adaptação alimentar que teve de fazer devido à doença tornou-se estilo de vida. "Aumentei o consumo de folhas verdes, passei a consumir farelo de aveia, diversos grãos, abacate, berinjela, cenoura e beterraba cruas. Diminuí carnes, processados e embalados de todas as formas."
 
Ela também reconhece que não é fácil toda essa modificação, mas aprendeu, com o tempo, a programar a alimentação. Uma vez por semana, ela vai ao supermercado com a lista de todos os alimentos que compõem a dieta recomendada pela nutricionista. Com tudo em casa, fraciona a comida em potes que ficam congelados, prontos para uso ou consumo. "Passei por um processo de metamorfose muito grande e agradeço por esse recomeço. Hoje me sinto mais saudável", diz Letícia.
 

Fonte: Estadão

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.