Notícias

Imagem

Contra cortes salariais, servidores públicos ameaçam greve

Categoria está insatisfeita por não ter sido colocada em teletrabalho integralmente e é contra redução de benefícios e salários
 
Com três “derrotas” consecutivas acumuladas, o funcionalismo público está irritado com o governo federal. Os servidores avaliam protestos digitais e cogitam seriamente greve para evitar reduções salariais em estudo, que ganharam força com o apelo de sacrifício de todos em meio à pandemia de coronavírus.
 
A insatisfação começou com a não dispensa de todo o quadro para o teletrabalho durante a pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A categoria recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF), que negou o pedido para manter a “independência entre os Poderes”.
 
Depois, a situação se agravou com a possibilidade de cortes nos salários e na jornada, que podem chegar a 50%. O dinheiro economizado com a folha seria destinado a ações de combate ao vírus e a seus efeitos na economia do país.
 
Azedou ainda mais com a decisão do Ministério da Economia de suspender o pagamento de benefícios a servidores públicos federais que estão em escala de trabalho remoto. Com a decisão, não serão pagos horas extras, adicional de insalubridade e de trabalho noturno e auxílio-transporte enquanto perdurar a quarentena.
 
Os servidores, que já estavam mobilizados contra a reforma administrativa — um ato marcado para 18 de março foi desmarcado por conta da pandemia —, agora enxergam ainda mais motivos para subirem o tom contra o governo.
 
Entidades sindicais articulam estratégias jurídicas e políticas para abrirem fogo contra o governo. Atualmente, o país tem 12 milhões de empregados públicos, sendo mais de 600 mil no governo federal.
 
Greve e protestos digitais
Ainda não há nenhuma atitude definida, mas até mesmo protestos por redes sociais e greves instantâneas podem deixar o campo das ideias se a temperatura subir.
 
Líderes sindicais estão em contato com a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público — grupo que reúne 235 congressistas.
 
A ideia é pressionar o governo e parlamentares contrários para que não haja nenhuma mudança nos salários.
 
“Vamos fazer o combate a essa proposta no enfrentamento aos parlamentares e ao governo”, frisa o secretário-geral da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), Sérgio Ronaldo da Silva.
 
Além da Condsef, o Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), a Associação dos Servidores do Ministério Público Federal (ASMPF) e o Sindicato dos Professores do DF consideram a medida inconstitucional.
 
“Não há precedentes de corte salarial de servidor público em outros países afetados pela crise”, defende o presidente da frente parlamentar, deputado Professor Israel Batista (PV-DF).
 
Reuniões
Em reunião, o Fonacate debateu com os servidores públicos estratégias. Na próxima semana, um documento deve ser apresentado com as propostas da categoria.
 
No entendimento do grupo, a redução salarial e de benefícios é “inútil”, do ponto de vista econômico, e inconstitucional, sob o aspecto jurídico.
 
“[Essas medidas] atestam, uma vez mais, o descaso do ministro Paulo Guedes e de sua equipe em relação ao serviço público brasileiro”, afirmou o presidente do Fórum, Rudinei Marques.
 

Fonte: Metrópoles

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.