Notícias

Imagem

'Reformas estão suspensas, prioridade é pandemia', diz secretário de Guedes

As reformas tributária, fiscal, administrativa e da previdência, principais bandeiras do governo Bolsonaro para a Economia, estão temporariamente suspensas durante a crise do coronavírus, afirmou em entrevista ao UOL o secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Guaranys.

"Estávamos preparados para finalizar a reforma tributária neste ano, levar a fiscal ao Congresso, estava tudo no nosso cronograma para este semestre. Com a pandemia, suspendemos as reformas, até porque o Congresso está com funcionamento mais restrito", disse Guaranys.

O secretário garantiu a retomada das propostas com o fim da crise: "A prioridade [do Ministério da Economia] agora é tomar medidas para a pandemia, mas as reformas, que são a nossa chave para o país crescer de forma sustentável, voltam com força total logo depois que a pandemia passar".

Medidas contra o coronavírus

Guaranys afirmou que, especialmente diante de uma crise de saúde, "o governo tem que dar o melhor retorno possível para a população" e elogiou a equipe do Ministério da Economia por "preparar em dias medidas que são feitas em meses".

"Não dá para atender o primeiro setor que vem correndo pedir ajuda. Tem que analisar quem vai sofrer mais, o que vai faltar primeiro, mas, das medidas que anunciamos, todas estão em prática", disse.

O secretário do Ministério da Economia, que já foi presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), comparou a crise do coronavírus com os ataques do 11 de setembro, nos Estados Unidos — mas afirmou que a pandemia é a pior crise que teve que gerenciar na carreira.

"No 11 de setembro, ninguém sabia o que estava acontecendo e a primeira medida foi colocar todas as aeronaves no chão, todos os aviões dos Estados Unidos foram obrigados a pousar. No dia foi um susto, depois foi relaxando e as medidas que faziam sentido foram mantidas. Na pandemia é a mesma coisa, a gente não sabe como lidar e a a primeira reação foi fechar tudo", disse.

Guaranys prometeu cautela em todas as decisões do Ministério: "Crise gera ansiedade, mas a nossa preocupação desde o começo é ter muita cautela, não tocar medidas sem analisar a fundo".

Há muita procura, mas R$ 600 serão pagos

Guaranys, afirmou que o número de pessoas com direito ao auxílio emergencial de R$ 600 foi maior do que o previsto inicialmente pelo governo, fazendo com que seja necessário abrir mais espaço no Orçamento para os pagamentos.

Ainda assim, ele afirmou que os valores serão pagos a todos que têm direito. "O auxílio emergencial vai ser pago, como o presidente tinha se comprometido, os ministros tinham se comprometido."

Guedes fica mesmo que Moro saia

Guaranys afirmou que o ministro da Economia, Paulo Guedes, permanece no governo. A possibilidade de saída surge depois de a Folha de S.Paulo ter confirmado que o ministro Sergio Moro pediu demissão ao ser informado por Bolsonaro da decisão de trocar a diretoria-geral da Polícia Federal, hoje ocupada por Maurício Valeixo.

Questionado sobre eventual saída de Guedes, o secretário-executivo disse não acreditar nisso.

"Eu acho que não. A gente tem âncoras e discussões diferentes. O Paulo Guedes, eu nunca vi alguém com estratégias de políticas econômicas tão completas. Grande parte do meu trabalho, até de falar com a imprensa, é traduzir essa estratégia. Ele é o ministro com maior amplitude de estratégia econômica que vi aqui."

Ajuda a pequenas empresas

O Ministério da Economia está trabalhando em uma linha especial de crédito para micro e pequenas empresas, afirmou Guaranys.

Segundo ele, o programa já está sendo discutido entre governo e Congresso e será desenvolvido em parceria com o BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento). O secretário não informou a previsão de quando a medida entra em prática nem deu detalhes do que poderia ser.
 

Fonte: UOL

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.