Notícias

Imagem

Teletrabalho na RFB é uma opção, mas não deve ser a única

Servidores da Receita Federal na modalidade home office trabalham 15% a mais do que aqueles que atuam presencialmente
 

Uma das principais mudanças devido ao coronavírus foi nas relações trabalhistas que se tornaram, em grande parte, virtual justamente para minimizar o contágio. O teletrabalho (ou home office) deixou de ser um modelo de trabalho do futuro e passou a fazer parte do cotidiano, inclusive no setor público. Entretanto, mesmo frente às dificuldades que toda a população, inclusive os servidores, estão enfrentando, existem lideranças políticas que acusam o funcionalismo de estar se beneficiando da crise. É o caso do ministro da Economia, Paulo Guedes, que afirmou que o “servidor não pode ficar em casa, com geladeira cheia, enquanto brasileiros perdem emprego”, colocando a culpa dos impactos da doença na conta dos servidores.

Alheio à realidade, Paulo Guedes parece não conhecer a importância dos servidores, já que muitos continuam trabalhando de suas casas. É o caso dos servidores da Receita Federal do Brasil (RFB), que desde 2017 contam com a opção do teletrabalho em diversas áreas, entre elas a fiscalização tributária, o julgamento, desenvolvimento de softwares e análise de processos de restituição, compensação, parcelamento e benefícios fiscais. Durante a pandemia, apenas os trabalhos considerados essenciais, como as atividades da aduana e desembaraços, continuaram na forma presencial.

O Tribunal de Contas da União (TCU) é um dos pioneiros do regime de teletrabalho no Brasil, com 30% dos servidores atuando nesta modalidade já em 2009. O Tribunal Superior do Trabalho (TST) também adotou a iniciativa em 2012, e pode contar com até 50% dos funcionários trabalhando em casa. O teletrabalho oferece vantagens que devem ser levadas em conta, como por exemplo a economia de recursos por parte do órgão público, deixando de gastar com papéis, energia, água, aluguéis, itens de escritório etc. Além disso, contribui com a diminuição do tráfego de carros, já que um número menor de pessoas passa a circular pela cidade, ajudando o meio ambiente.

Os servidores da RFB que atuam no regime de teletrabalho, além de ter as mesmas atividades que outro servidor que atue de forma presencial, precisam produzir 15% a mais. A medida não é exatamente justa, uma vez que o tempo que seria utilizado entre o deslocamento até o órgão e a volta para casa são incorporados ao tempo de trabalho, algo que não ocorre com os servidores presenciais. Entretanto, esse aumento na produtividade mostra que, diferentemente do que acredita o ministro Paulo Guedes, os servidores que atuam em casa ficam sujeitos a trabalhar mais. Outro ponto é que, enquanto o órgão público economiza com mobiliário, contas e materiais de escritórios, o servidor em home office é quem banca o seu próprio “local de trabalho”. É comum também o Auditor Fiscal trabalhar nos fins de semana no regime de teletrabalho, algo que não ocorre na modalidade presencial.

O teletrabalho se mostrou uma peça fundamental neste momento, impedindo que serviços do poder público fossem interrompidos por causa do coronavírus. Contudo, é importante destacar que não são todas as pessoas que conseguem se adaptar à modalidade, por motivos de estrutura (não ter um escritório ou as condições necessárias para desempenhar suas funções em casa), ou o próprio ambiente, já que muitas vezes a família do servidor também está em casa, o que dificulta o trabalho a ser desenvolvido. Por isso, a DS Curitiba defende que, após a pandemia, o teletrabalho não deve ser a única forma de atividade na Receita.

O home office já se mostrou eficaz dentro da RFB. A entidade acredita que os Auditores Fiscais, a depender da possibilidade da área, devem ter a alternativa sobre o que é melhor para que cada um desenvolva seu trabalho com qualidade. Importante destacar também que muitos colegas continuam desempenhando suas funções presenciais, mesmo durante a pandemia. Estão na linha de frente, trabalhando nas aduanas, no desembaraço, de forma célere, ajudando no combate ao coronavírus. Por isso a DS repudia a fala do ministro Paulo Guedes, que mais uma vez se comporta de maneira totalmente desrespeitosa em relação ao funcionalismo, que é a classe que mantém a máquina pública funcionando.

Volta ao trabalho presencial

O Governo Federal está convocando servidores para retornarem ao trabalho presencial durante a pandemia, sendo que a produtividade de diversos órgãos não foi reduzida e, em muitos casos, foi ampliada. A DS Curitiba apoia a nota emitida pela Articulação Nacional das Carreiras Públicas para o Desenvolvimento Sustentável (Arca) em que condena a convocação, transformando o servidor público em possível vetor da doença. “Colocar várias pessoas em espaços confinados, com ventilação artificial, é uma das mais eficientes formas de se garantir o espalhamento de um vírus como o SARS-CoV-2. Assim, é uma questão de tempo até que os servidores adoeçam e interrompam o andamento de suas atividades”, afirma trecho da nota.

A DS Curitiba é contra a volta do trabalho presencial enquanto perdurar a pandemia, salvo as atividades absolutamente essenciais, já que não faz sentido a modalidade presencial ser retomada quando o teletrabalho está sendo desempenhado sem prejuízos aos serviços da Receita. Além disso, com a volta das atividades presenciais e a possibilidade de contaminação dos servidores, o serviço pode ser prejudicado, uma vez que a doença impossibilita que a pessoa continue trabalhando. Desde o início, o Governo Federal tem se mostrado pouco preocupado com a saúde e o bem-estar dos servidores e mais uma vez está tentando colocar os interesses econômicos acima do ser humano.
 

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.