Notícias

Imagem

Pré-diabetes: quando a glicemia “normal” não basta

Muitas pessoas só se preocupam com o diabetes quando o médico diz que a glicemia está alta demais

O pré-diabetes é o primeiro estágio. Mesmo quando o resultado do exame de sangue é “normal”, você pode não estar totalmente livre do diabetes. Segundo pesquisas recentes, o tipo de normalidade da taxa de açúcar no sangue ainda pode elevar o risco da doença. Assim, alguns médicos estão levando esses resultados mais a sério. Ainda mais quando os pacientes apresentam outros fatores de risco, como obesidade ou histórico familiar.

É provável que o limite um tanto arbitrário entre a glicemia normal e a glicemia alta associada ao diabetes pode dar a milhões de pessoas uma falsa sensação de segurança, alerta Nicolas Cherbuin, da Universidade Nacional da Austrália. Sua pesquisa publicada em 2013 constatou que pessoas de meia-idade com leitura glicêmica em jejum na faixa mais alta da normalidade (ver quadro) saíram-se não apenas pior em testes de memória, como também tiveram maior retração numa região do cérebro importante para a memória, em comparação às que tinham glicemia mais baixa. A glicose alta pode lesionar os vasos sanguíneos e obstruir o fluxo de nutrientes para o cérebro.

OS NÚMEROS QUE VOCÊ E SEU MÉDICO DEVERIAM CONHECER*

  • DIABETES: Glicemia de 126 mg/dl ou mais
  • PRÉ-DIABETES: Glicemia entre 100 mg/dl e 125 mg/dl
  • GLICEMIA NO LIMITE DA FAIXA DE NORMALIDADE: Entre 90 mg/dl e 99 mg/dl (nova categoria estudada pelos riscos à saúde)
  • GLICEMIA NORMAL: Atualmente definida como de 70 mg/dl a 99 mg/dl

* Todos os níveis se baseiam no exame de glicemia de jejum; que requer o jejum de 8 horas durante a noite.

Outra pesquisa indica que a glicemia no limite da faixa da normalidade aumenta o risco de cardiopatia por promover inflamações e tornar mais rígidos os vasos sanguíneos. Um estudo israelense de 2012 constatou que indivíduos com glicemia em jejum entre 90 mg/dl e 99 mg/dl tinham probabilidade de apresentar doença cardíaca 40% maior do que aqueles com menos de 80 mg/dl.

O câncer é outra preocupação

Depois de acompanhar mulheres italianas durante 13 anos, os pesquisadores constataram que aquelas cuja glicemia em jejum ficava no limite da normalidade tinham 52% mais probabilidade de desenvolver câncer de mama do que as que apresentavam taxa abaixo de 80. Talvez uma das razões seja que a insulina liberada pelo organismo para controlar a glicemia também acelera o crescimento celular.

Antes de mais nada, todos devem conhecer sua glicemia. E mudar o estilo de vida quando essa taxa entra na faixa dos 90, diz o Dr. Joel K. Kahn, cardiologista especializado em prevenção, que trata muitos diabéticos ou pré-diabéticos.

A glicemia de jejum

“A glicemia de jejum ideal é abaixo de 85”, diz ele. “Cada ponto acima disso está associado a mais problemas, portanto, a melhor abordagem é agir logo.”

A Sociedade Brasileira de Diabetes e a Associação Americana de Diabetes recomendam exames de glicose de três em três anos a partir dos 45 anos. Mas pode ser necessário fazê-los com mais frequência. Ou ainda, caso a pessoa pertença a grupos étnicos de alto risco (afro-americanos, hispânicos e asiáticos), esteja acima do peso, tenha tido diabetes gestacional ou tenha diabéticos na família.

Portanto, os especialistas insistem numa maior vigilância. Pesquisas importantes mostram que o aumento da atividade física e uma alimentação melhor podem reverter o caminho rumo ao diabetes. O Programa de Prevenção do Diabetes, estudo americano inovador feito em 27 centros, verificou que pessoas com pré-diabetes podem reduzir em 58% o risco de desenvolver a doença; e até fazer a glicemia se normalizar caso se exercitem ao menos duas horas e meia por semana e emagreçam de forma apenas modesta quando necessário (cerca de apenas 20% dos pré-diabéticos são magros).

Estilo de vida

A pesquisa verificou ainda que a mudança, sobretudo do estilo de vida, teve efeito ainda maior do que os medicamentos. E os benefícios podem durar. De acordo com uma pesquisa na China, depois de 23 anos, quem participou de um programa de alimentação e/ou exercício a longo prazo teve menos probabilidade de desenvolver diabetes ou de morrer por outras causas.

Se sua glicemia estiver subindo, essa mudança na alimentação vai ajudar muito. A prática de exercícios recomendada pela ciência pode ajudá-lo a voltar a níveis mais saudáveis.

Coma bem

Segundo estudos que envolveram 140 mil pessoas, a probabilidade de desenvolver diabetes é 21% menor entre os que seguem a alimentação mediterrânea . Ela é baseada em alimentos de origem vegetal, como frutas, legumes, verduras, leguminosas, castanhas, cereais integrais e azeite. Peixe e frango são usados regularmente, mas não carne vermelha, manteiga e doces. Os fitonutrientes e as fibras dos vegetais ajudam a controlar o nível de açúcar no sangue, e o azeite pode reduzir inflamações.

Vermelho do bem

Além disso, um estudo britânico relacionou a maior ingestão de antocianinas com o melhor controle da glicemia. Antocianinas são nutrientes que dão às uvas e frutas silvestres os tons vermelho e roxo. Uma porção pode ter sobre a glicemia o mesmo impacto que a redução de um ponto no IMC.

Não pule o café da manhã

Quem costuma deixar de lado a refeição matutina tem mais probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2. O café da manhã ajuda a estabilizar a glicemia durante o dia. Combine de forma saudável proteínas, carboidratos complexos e gordura – por exemplo, iogurte com frutas e castanhas. Nesse sentido, começar o dia com montes de carboidratos simples (como um pãozinho com suco de laranja) é tão ruim para o nível de açúcar no sangue quanto pular a refeição, segundo experimentos da Universidade de Minnesota.

Mexa-se com inteligência

As mulheres que praticaram exercícios aeróbicos (2 1/2 horas semanais) e de força (1 hora semanal) tiveram risco mais baixo de diabetes; cerca de um terço a menos do que as que não se exercitavam. Depois de uma sessão de exercícios, os músculos tiram mais glicose do sangue. E assim que a forma física melhora, as células ficam mais sensíveis à insulina.

Afaste-se da mesa de trabalho (e da TV)

Ande dois minutos a cada vinte minutos sentado. Um novo estudo inglês indica que pausas frequentes para andar reduzem os picos de glicemia depois de comer.

Converse com o médico

Medicamentos comuns, como, por exemplo, corticoides, estatinas e diuréticos para baixar a pressão, podem elevar a glicemia. Pergunte ao médico se é possível usar outros medicamentos sem esse efeito colateral.

Caso você já tenha o problema, não deixe de fazer exames regularmente.
 

Fonte: Revista Seleções

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.