Notícias

Imagem

Entidades lançam campanha de valorização dos Auditores Fiscais

Objetivo é fortalecer a imagem do serviço público e destacar a importância da administração tributária
 
Nos últimos anos, o servidor público tem sido tratado como culpado pelos problemas econômicos do país. Ataques sistemáticos de lideranças políticas produziram no imaginário de parte da população que o Estado brasileiro é inchado e ineficiente. O ministro da Economia, Paulo Guedes, que articulou o congelamento de salários dos servidores por um ano e meio, “colocando uma granada no bolso dos inimigos”, já chamou aqueles que trabalham pelo país de parasitas.
 
A questão é que falas como essas induzem o cidadão a ter essa opinião. De acordo com dados do Atlas do Estado Brasileiro, plataforma que reúne informações sobre o funcionalismo nas esferas municipais, estaduais e federal, cerca de 5,5% da população tem vínculos com o setor público, isso nos três níveis federativos. Em 1986, eram pouco mais de 900 mil servidores públicos federais. Trinta e um anos depois, em 2017, esse número chegou a 1,2 milhão. É a menor variação entre União, estados e municípios. Em análise feita pelos técnicos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Félix Lopez e José Celso Cardoso Jr., “3,8% da população ocupavam vínculos públicos e 20,2% da população ocupavam vínculos privados” em 1986. Depois de trinta anos, os valores são de 5,5% e 25,5%, respectivamente, sendo que o auge no setor privado foi em 2011, com cerca de 32% da população.
 
A ideia de um Estado ineficiente não se sustenta nos fatos. É só vermos a situação que o país enfrenta devido a pandemia do coronavírus e como os servidores públicos continuaram a trabalhar para garantir atendimento e recursos ao Brasil. É o caso dos Auditores Fiscais da Receita Federal (RFB). O trabalho desenvolvido pelo Fisco tem reflexo nas áreas de educação, possibilitando investimentos em pesquisa nas universidades; na saúde, garantindo um Sistema Único de Saúde de abrangência nacional; e investimentos, proporcionando recursos para o desenvolvimento do país. Esses são só alguns dos exemplos em que o trabalho dos Auditores Fiscais da RFB faz diferença.
 
É por isso que o Sindifisco Nacional, apoiado pela Delegacia Sindical de Curitiba e juntamente com outras entidades representativas dos Fiscos estaduais e federal, estão elaborando uma campanha de valorização do servidor público, em especial dos Auditores Fiscais. A iniciativa será transmitida em diversos meios de comunicação, principalmente nas redes sociais. O objetivo é fortalecer a imagem do serviço público e destacar a importância da administração tributária para o crescimento do Brasil. “É importante que o cidadão saiba que por meio da fiscalização tributária é garantida a justiça na arrecadação de impostos e mais dinheiro para o Brasil investir em políticas públicas”, afirma Cloves Silva, diretor de comunicação da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital.
 
Em meio ao risco de redução nos direitos dos servidores públicos, conquistados depois de anos de luta, é importante mostrarmos à sociedade que nós estamos ao lado deles, trabalhando para um Brasil melhor para todos. Por isso, defendemos uma reforma tributária que promova justiça fiscal, que busque aumentar a contribuição dos ricos e diminuir o peso nas costas dos mais pobres. Não se deve apenas simplificar o sistema tributário, mas sim mudá-lo.
 
Participam da campanha de valorização dos Auditores Fiscais o Sindifisco Nacional, com o apoio da DS Curitiba, a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Unafisco Sindical); a Associação Nacional dos Auditores Fiscais de Tributos dos Municípios e Distrito Federal (Anafisco), a Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), a Federação Nacional dos Auditores e Fiscais de Tributos Municipais (Fenafim), a Federação Brasileira de Sindicatos das Carreiras de Administração Tributária da União, dos Estados e Distrito Federal (Febrafisco) e o Sindicato Nacional dos Analistas Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita).
 
Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.