Notícias

Imagem

Fim do voto de qualidade no Carf é denunciado à OCDE

Em carta também dirigida ao Gafi, Sindifisco Nacional manifestou preocupação com combate à corrupção e à evasão fiscal

O Sindifisco Nacional denunciou à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico ou Económico (OCDE) e ao Grupo de Ação Financeira Internacional (GAFI) o fim do voto de qualidade no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). O documento foi encaminhado nesta segunda-feira.

O voto de qualidade foi extinto depois que o Congresso aprovou uma nova lei, em abril, segundo a qual em caso de empate nos julgamentos de processos administrativos no Carf, a decisão será favorável ao contribuinte.

No comunicado, o Sindifisco manifesta preocupação de que as mudanças comprometam “o combate à evasão fiscal, corrupção, lavagem de dinheiro, financiamento do terrorismo e de outras atividades criminosas”. Para a entidade, há o risco de que o desempenho das autoridades federais para afirmar e consolidar fatos jurídicos fiscais relevante seja prejudicado.

A denúncia é enviada num momento em que o Brasil será, a partir de janeiro de 2021, submetido à avaliação pelo GAFI, e tem o propósito de provocar a OCDE — da qual o GAFI faz parte — a persuadir as autoridades brasileiras a restabelecer, no sistema jurídico brasileiro, “o pleno cumprimento das normas internacionais de combate à corrupção, à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo”.

Fonte: Veja

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.