Notícias

Imagem

Discurso de Bolsonaro na ONU oficializou o negacionismo como política de governo

Imprensa precisa deixar claro para o nosso leitor que o presidente Bolsonaro está brincando de roleta-russa
 
Como tudo no cotidiano do presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido), não foi planejado. Aconteceu e ele aproveitou a oportunidade. Assim foi com a estratégia do negacionismo abraçada pelo presidente, que acabou se tornando uma política de governo. Aqui uma explicação para facilitar a vida do leitor. Há uma diferença entre política de estado e de governo. A de estado é permanente, seja lá quem for o governante terá que seguir porque já foi determinada. A de governo é aquela adotada pelo ocupante do cargo, e ela é um componente ideológico de quem foi eleito. Voltando à nossa conversa. Desde os tempos em que era tenente do Exército, Bolsonaro viveu com um pé no lado da razão e outro no da negação. Hoje, capitão reformado e presidente do Brasil, continua adotando a mesma estratégia. Só que agora o jogo é outro. É sobre isso que quero refletir e conversar com os meus colegas repórteres e com os leitores que precisam se organizar para pensar o futuro de suas famílias.


Vamos recuar no tempo. Durante seus 30 anos como parlamentar, primeiro vereador do Rio de Janeiro e depois deputado federal, Bolsonaro se tornou conhecido porque negou que em 1964 tivesse acontecido um golpe de estado no Brasil. Também elegeu como seu herói torturadores de presos políticos como o coronel do Exército Carlos Alberto Brilhante Ustra (falecido em 2015). Há documentos oficiais, livros e centenas de publicações que comprovam que houve um golpe militar em 1964 e que Ustra foi um torturador. O perfil parlamentar de Bolsonaro o tornou uma figura exótica. Ele se elegeu presidente da República e as coisas mudaram. A primeira vez que escrevemos nos jornais que ele era negacionista foi na questão da Covid-19. Já com um currículo de alta letalidade nos países europeus, o vírus começou a se instalar e matar no Brasil. O presidente chamou então de “gripezinha” uma doença que já custou a vida de mais de 130 mil brasileiros, e que continua matando. Enquanto isso, livrou-se de dois ministros da Saúde, entre eles o médico Luiz Henrique Mandetta, e colocou no lugar deles o general da ativa do Exército Eduardo Pazuello. Que deu suporte ao negacionismo do presidente referente ao vírus e também quanto ao uso da medicação cloroquina, que vários estudos nacionais e internacionais comprovaram não ter efeito contra a Covid-19. Aliás, até agora (23/09) não existe tratamento para a doença e muito menos vacina. A única estratégia recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é o afastamento social. Claro, Bolsonaro nega a eficiência dessa estratégia. Qual o tamanho da responsabilidade do presidente nas mais de 130 mil mortes de brasileiros? Essa pergunta será respondida pelos tribunais internacionais no futuro.

O passo seguinte do presidente foi desestabilizar o então ministro da Justiça e Segurança Pública, o ex-juiz federal Sergio Moro, que ficou famoso no combate à corrupção na Operação Lava Jato. Bolsonaro tentou usar a Polícia Federal (PF) como se fosse sua propriedade. Moro resistiu e acabou se demitindo. No seu lugar assumiu André Mendonça, que a exemplo do general Pazuello usa o ministério para respaldar as teses negacionistas do presidente na área da segurança pública, como no caso da flexibilização do porte de armas. Ainda não se tem um estudo encorpado sobre o efeito da pregação que Bolsonaro faz pelo armamento da população sempre que tem uma oportunidade. O que existe de certo é um retrocesso do país na questão do desarmamento. A influência do presidente na Polícia Federal é hoje escandalosa. Custo disso: a perda de credibilidade da PF e a montagem de uma bomba-relógio na questão do desarmamento. O presidente também é negacionista sobre a competência dos funcionários públicos civis para executarem as suas funções. Tanto que colocou a trabalhar na máquina administrativa do governo federal 6.157 militares da reserva e da ativa das Forças Armadas e das polícias militares do Brasil. Na questão da derrubada e dos incêndios na Floresta Amazônica, Bolsonaro sempre negou o tamanho do problema. Agora tem ao seu lado o seu vice-presidente, Hamilton Mourão, que está mais preocupado em provar que as informações divulgadas não são corretas do que em resolver o problema. Aqui é o seguinte: investidores internacionais de grosso calibre já avisaram o governo do Brasil que se o problema da Amazônia não for resolvido não vão mais colocar o seu dinheiro no país e pior: vai haver boicote aos produtos brasileiros nos mercados internacionais.

Onde entra o nosso trabalho de repórter nesse rolo. Nós temos que deixar claro para o nosso leitor que o presidente Bolsonaro está brincando de roleta-russa. Vejamos: ao adotar o negacionismo como política de governo, o presidente armou um palco permanente para ele brilhar. Por quê? Sempre será contestado nos quatro cantos do mundo, em especial no Brasil, pelas suas crenças referentes à Covid-19, incêndios da Floresta Amazônica e outras esquisitices. Essa exposição pública do presidente é responsável por uma boa parte da sua popularidade. Mas a que preço? Vidas humanas, no caso do vírus, criação de novos empregos às custas da devastação da floresta e vai por aí afora. A política negacionista está causando um dano real à economia do Brasil e deixando sérios problemas ambientais para as futuras gerações. É uma questão complexa. Mas nós repórteres temos que traduzi-la em matérias curtas, objetivas e de fácil entendimento para auxiliar o nosso leitor a compreender a situação. As simpatias políticas são um assunto de foro íntimo do leitor. A nossa parte é informá-lo do que está acontecendo.

 

Fonte: GGN

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.