Notícias

Imagem

Quão forte é o seu aperto de mão e o que ele diz sobre sua saúde

A mão humana é extraordinária.
 
Não só nos permite atirar, agarrar ou apanhar coisas, mas também é um indicador de saúde.
 
Ao avaliar a quantidade de força que uma pessoa pode gerar com sua pegada, os pesquisadores podem entender a força de uma pessoa, entender a taxa com que ela envelhece e até mesmo diagnosticar certas condições de saúde, como doenças cardíacas e câncer.
 
A força de preensão pode ser medida por meio de um dinamômetro, a partir do qual a pessoa agarra o aparelho da mesma forma que seguraria um copo, com o cotovelo voltado para o lado e posicionado em ângulo reto.
 
O instrumento é então pressionado por cerca de cinco segundos. O teste é realizado em ambas as mãos, geralmente com três apertos por mão, e a força média é então medida.
 
Os homens na casa dos 20 e 30 anos têm a maior força, enquanto as mulheres com mais de 75 anos têm a menor.
 
Em pessoas entre 20 e 29 anos, a pegada média é de 46 quilos de força nos homens e 29 quilos nas mulheres. Essa medida diminui para 39 e 23,5 quilos, respectivamente, quando a pessoa atinge entre 60 e 69 anos.
 
O que significa ter menos força nas mãos?
 
Algumas pesquisas mostraram que ter uma força de preensão menor do que a média em comparação com pessoas do mesmo sexo e faixa etária está associado a um risco aumentado de insuficiência cardiovascular. Uma força inferior indica mudanças prejudiciais na estrutura e funções do coração.
 
Da mesma forma, um aperto mais fraco pode prever uma morte cardíaca, morte por qualquer causa e internações hospitalares por insuficiência cardíaca.
 
A força de um aperto de mão também pode ser útil para prever a sobrevivência ao câncer. Embora a sobrevivência seja baseada em outros fatores, como tipo de câncer e tempo de diagnóstico, um estudo descobriu que pacientes eram mais propensos a superar o câncer de pulmão quanto mais forte fosse sua pegada.
 
O diagnóstico de câncer colorretal, de próstata ou de pulmão em homens e de mama ou de pulmão em mulheres está associado a uma redução de cinco quilogramas da força manual em pessoas entre 60 e 69 anos.
 
Essa deterioração também foi associada a uma maior chance de morrer de câncer colorretal em homens e câncer de mama em mulheres.
 
A obesidade também está associada a uma pegada mais fraca mais tarde na vida. A presença de gordura ao redor de um músculo reduz sua eficácia.
 
Um estudo recente mostrou que as pessoas que desenvolvem diabetes tipo 2 têm um aperto de mão mais fraco. Provavelmente, isso é causado pela presença de gordura nos músculos, tornando-os menos eficientes e, consequentemente, causando inatividade e deterioração muscular.
 
A força da mão diminui com a idade. Conforme o corpo perde massa muscular com o passar dos anos, ele também perde força nas mãos.
 
O envelhecimento provoca uma diminuição da massa muscular (e função), a uma taxa de 1% ao ano a partir da meia-idade. Isso pode resultar em uma perda de até 50% da massa muscular entre as idades de 80 e 90 anos.
 
Mas o envelhecimento progride em taxas diferentes nas pessoas.
 
Isso significa que a força de preensão pode acabar reduzida por mudanças relacionadas à idade no sistema nervoso, quando os sinais não viajam tão rápido, ou pela perda de massa muscular nos braços.
 
Outro estudo mostrou que a redução da força de preensão em idosos está associada a uma função cognitiva inferior.
 
Perda muscular
 
A perda muscular ocorre em todo o corpo à medida que desenvolvemos certas doenças de saúde e envelhecemos.
 
No entanto, a força pode ser difícil de medir em várias áreas, razão pela qual as mãos são tão importantes. Sua capacidade de produzir movimentos refinados e poderosos as torna um bom indicador geral de saúde.
 
Quando ficamos doentes, incluindo diabetes, coração ou câncer, a capacidade de nossos músculos de gerar força é reduzida. Sua funcionalidade e mobilidade também se deterioram.
 
Isso resulta de uma combinação de fatores, como redução da função cardíaca por permitir movimentos prolongados, perda de eficiência e massa muscular e fadiga.
 
Certas condições de saúde também podem causar fadiga, tornando-nos menos propensos a nos mover e praticar exercícios, causando, assim, um ciclo de aumento da perda muscular e diminuição da força.
 
O câncer, em particular, pode limitar o funcionamento de nosso sistema digestivo, dificultando a ingestão de alimentos e reduzindo nosso apetite.
 
Os alimentos que comemos, especialmente proteínas, são importantes para manter a massa e a força muscular. Sem uma alimentação adequada para nos dar energia, o corpo deve aproveitar suas reservas internas para gerá-la.
 
Uma das principais maneiras de fazer isso é queimando tecido que não está sendo usado, e o músculo é o combustível favorito para essa situação. A perda de massa corporal reduz as reservas naturais do corpo e, potencialmente, sua capacidade de resistir a doenças crônicas de longo prazo.
 
Um dos segredos para manter a saúde e a força muscular é o exercício. Os músculos se rompem se não forem usados.
 
Por exemplo, é sabido que fazer os pacientes caminharem após a cirurgia evita a perda de massa muscular e óssea e reduz o tempo de internação hospitalar.
 
De qualquer forma, um aperto de mão forte pode oferecer mais informações sobre você do que você imagina.
 
*Adam Taylor é professor de anatomia na Lancaster University, no Reino Unido.
 

Fonte: BBC Brasil

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.