Notícias

Imagem

Liminar suspende cancelamento do CONAF e alterações em estatuto

Orientação é para que as DS mantenham as assembleias e votem NÃO nos indicativos 1 a 4
 
Foi deferida pela 18ª Vara do Trabalho de Brasília no final da tarde desta terça-feira (8), tutela de urgência determinando a suspensão dos seguintes atos e decisões do Sindifisco Nacional: 1) o cancelamento do CONAF-2020; 2) as atividades do Grupo de Trabalho da Reforma Estatutária; 3) a aprovação de urgência e mérito das quatro propostas de alteração estatutária do CDS dos dias 26, 27 e 30 de novembro de 2020; e 4) o item 2 da Assembleia Nacional Extraordinária, prevista para acontecer a partir desta quarta (9). O item 2 da Assembleia Nacional se refere, especificamente, às quatro alterações estatutárias aprovadas pelo último CDS.
 
Com isso, tem-se restabelecida, mesmo que de forma precária, a democracia sindical. A Diretoria Executiva Nacional (DEN) terá que definir, pelo órgão competente, o que fazer com o CONAF-2020. A Lei 14.030/20 prevê a possibilidade do adiamento do evento por 7 meses e a Lei 14.010/20 prevê a possibilidade de realizá-lo por meios virtuais. Com a tutela de urgência definida, a DEN não está autorizada a promover qualquer alteração estatutária até o julgamento do mérito da ação.
 
As Delegacias Sindicais que peticionaram a ação judicial, comprometidas com a Democracia Sindical e o Futuro do Cargo, lamentam ter que gastar tanto esforço com discussões internas em um momento tão adverso com a reestruturação da RFB, iminentes Reformas Administrativa e Tributária, dentre outros.
 
Os absurdos foram tão grandes que o judiciário rompeu a tradição de não interferir em questões interna corporis, mas a liminar pode ser revertida agora ou no futuro e por isso continuarão atentas aos desdobramentos da decisão.
 
Acreditamos ser uma oportunidade da DEN refletir e rever a forma impositiva como vem conduzindo o sindicato, encastelada no Conselho de Delegados Sindicais (CDS) e sem o devido diálogo com as Delegacias Sindicais que defendem a participação da base nas decisões, mais ainda, quando se intenta reformar substancialmente o Estatuto de nosso Sindicato. É uma chance da DEN propor o caminho estatutário e chamar todos os dirigentes para um diálogo em busca da unidade, da defesa da categoria e de eventuais alterações no Estatuto verdadeiramente urgentes, sem prescindir de amplo debate.
 
Por fim, conclamamos os filiados ao Sindifisco Nacional a permanecerem atentos e mobilizados, COMPARECENDO ÀS ASSEMBLEIAS E VOTANDO NÃO NOS INDICATIVOS 1 A 4, pois a decisão judicial obtida não é definitiva, e em caso de sua cassação as pretensões, ora suspensas, podem voltar a ser intentadas.
 
Veja a liminar clicando aqui.
 
DS Belo Horizonte
DS Brasília
DS Curitiba
DS Ribeirão Preto
DS Rio De Janeiro
DS Rio Grande Do Norte
DS São Paulo
Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.