Notícias

Imagem

Quando estiver resfriado ou com garganta inflamada posso tomar gelado?

Quem nunca esteve com um resfriado e ouviu "não vá tomar algo gelado, hein" que atire a primeira pedra. Essa crendice de que líquido refrigerado pode piorar mais a gripe ou a dor de garganta pode ter uma explicação que vem exatamente da origem do nome da doença.

Resfriado, por exemplo, vem de resfriar-se, o que remete à sensação de frio, de que a temperatura baixa piora a situação.

Mas pode ficar tranquilo e tomar o seu suco geladinho em paz. Inclusive, o líquido refrigerado pode até contribuir como um analgésico no alívio da dor. Só é preciso tomar cuidado para que a bebida não esteja muito gelada, já que alimentos com temperaturas extremas podem piorar ainda mais a irritação na garganta.

Já por outro lado, é melhor evitar os lugares muito fechados e cheios de pessoas. Afinal de contas, o vírus da gripe, assim como qualquer outro microrganismo desse tipo (como o coronavírus), tem maior chance de se propagar em locais com aglomeração e pouca ventilação.

Chá quente

Para quem prefere a bebida com um certo vapor saindo, saiba que ela também pode contribuir no alívio da dor, além de dar um certo conforto para o momento de indisposição. Só cuidado para que não esteja quente demais. E independentemente da temperatura do líquido, é preciso tomar alguns outros cuidados quando se está com resfriado ou dor de garganta.

Em primeiro lugar, lavar bem as mãos, depois manter os ambientes arejados, tossir usando lenço ou o antebraço. Também é necessário fazer repouso, se hidratar bem, lavar o nariz com soro fisiológico para evitar acúmulo de secreções e uma possível evolução para complicações bacterianas como a sinusite.

O uso de medicações quando necessário contribui para o tratamento, mas o ideal é que seja sempre prescrito por um médico. E, claro, neste período de pandemia, nunca esquecer de usar máscara.

De olho na vacina

Principalmente para crianças e idosos, a imunização anual é bastante indicada. Isso porque a vacina combate o desenvolvimento das formas graves de gripe, que podem levar a sintomas mais fortes e uma possível internação hospitalar.

As gripes mais brandas, com febre e um leve mal-estar não serão evitadas. Para esse tipo da doença o correto é seguir as recomendações já citadas e deixar os mitos de lado.
 

Fonte: UOL

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.