Artigos

Imagem

Corte de benefícios fiscais para pesquisas equipara-se a genocídio!

"O direito à saúde, assegurado a
todos os cidadãos pela Constituição,
pode e deve ser financiado pelos impostos
já existentes. A criação de novo tributo para
isso acabaria de vez com a nossa economia"
('Justiça Tributária" — Editora Outras Palavras, São Paulo, 2014, página 101)
 
Não existe mais dúvida de que temos um governo federal totalmente irresponsável nesta época em que o país perde milhares de vidas diariamente. Além de desfilar sem máscara de proteção e não respeitar as regras básicas de comportamento em meio a multidões, nosso atual presidente resolveu reduzir drasticamente a cota de importação de equipamentos e insumos necessários à pesquisa científica!
 
O SUS é um sistema reconhecido mundialmente como justo e eficaz. A Lei 8.080 de 19/09/1990, que o regula, está sendo ignorada pelas nossas autoridades. Convém que nos lembremos dos seus três primeiros artigos:
 
"Artigo 1º — Esta lei regula, em todo o território nacional, as ações e serviços de saúde, executados isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de direito Público ou privado.
 
Artigo 2º — A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.
 
§1º. O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.
 
§2º. O dever do Estado não exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade.
 
Artigo 3o — Os níveis de saúde expressam a organização social e econômica do País, tendo a saúde como determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.
 
Parágrafo único. Dizem respeito também à saúde as ações que, por força do disposto no artigo anterior, se destinam a garantir às pessoas e à coletividade condições de bem-estar físico, mental e social".
 
Consta que a pandemia teria provocado um rombo de 10% do PIB e que as finanças do governo apresentam saldos negativos desde 2014. Isso representa o maior déficit da história, de R$ 743 bilhões! Tal desequilíbrio está sendo utilizado para justificar uma redução de dois terços na cota de importação de insumos destinados ao Butantan e à Fiocruz, prejudicando a  produção de vacinas e as pesquisas dessas instituições.
 
Cortar investimento na saúde assemelha-se a um genocídio, na medida em que o poder público descuidou do controle de suas despesas. Os programas de privatização não foram levados a sério e poderiam ter gerado recursos para amenizar os problemas financeiros.
 
Outra questão que não se leva a sério é a reforma tributária. Um sistema que adotasse mecanismos de controle adequados para estimular a produção e evitar a sonegação por certo ajudaria numa recuperação das finanças públicas.
 
Justiça fiscal, aliada com solidariedade social e promoção da saúde, traria ao Brasil um ambiente de harmonia em que as desigualdades sociais seriam menores.
 
Já está na hora de nos unirmos para o bem maior do Brasil. Sem dúvida, um dos instrumentos do bem almejado é a justiça tributária.
 
*Por Raul Haidar, jornalista e advogado tributarista, ex-presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-SP e integrante do Conselho Editorial da revista ConJur.

*A opinião contida neste artigo é a do autor e não necessariamente exprime o posicionamento da DS Curitiba.

Fonte: ConJur

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.