Notícias

Imagem

DS/CE se reúne com a DEN e AFRFB e denuncia quadro deficitário de auditores lotados no Pecém

Diretores da DS/CE visitaram a Alfândega do Porto de Pecém.Diretores da DS/CE, da DEN e colegas de várias unidades da RFB estiveram anteontem, 11/3, visitando a Alfândega do Porto do Pecém para discutir, com os auditores lá lotados, os problemas gerados pelo quadro deficitário de AFRFB naquela unidade aduaneira. Tal assunto já havia sido tratado entre a direção da DS/CE e superintendência da RFB na 3ª RF em reunião realizada no início deste mês e deverá voltar à pauta em nova reunião a ser realizada dia 18 próximo.
 
Segundo os colegas lotados no Pecém, o quadro de pessoal hoje conta com apenas nove auditores, mesmo depois de a unidade ter se desvinculado do Mucuripe, tornando-se Alfândega. Para piorar a situação, destes nove, dois estão trabalhando na Zona de Processamento de Exportação (ZPE), um é responsável pelos processos, outro trabalha no plantão de controle de cargas/perdimentos, um é o inspetor e o outro é chefe de despacho. Restam, assim, apenas três colegas na importação – sendo um deles responsável pela retificação - nesta que é a maior unidade aduaneira da 3ª Região Fiscal.
 
A preocupação é de que tamanho acúmulo de tarefas coloque em risco a qualidade do serviço prestado à sociedade e a própria segurança funcional do servidor ao ter que dar conta de um quantitativo de trabalho tão exorbitante.
 
Ao ouvir os relatos, o Diretor de Defesa Profissional da DEN, Carlos Rafael da Silva, primeiramente aconselhou os colegas a, antes de qualquer outra medida, diminuir os indicadores atingidos, como forma de demonstrar à administração da RFB que a quantidade de Auditores é insuficiente. Os colegas, no entanto, rebateram que os indicadores são manipuláveis e não demonstram a eficiência real do trabalho e que, portanto, esses indicadores devem ser questionados, ao invés de utilizados como argumento, o que apenas os validaria.
 
Além disso, os diretores da DS/CE e os AFRFB lotados no Pecém propuseram que a ação do Sindicato deve ser conjunta, enérgica e concreta, questionando a Administração sobre os critérios dos estudos de lotação. Outra sugestão acatada pela DEN é de que se realize, com a maior brevidade possível, uma reunião com o Sub-Secretário de Aduana, com a presença de um diretor da DS/CE e de pelo menos um colega lotado no Pecém. O diretor da DEN, Carlos Rafael, comprometeu-se a agendar a reunião e comunicar a direção da DS/CE sobre a data.
 

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.