Artigos

Imagem

As desigualdades no sistema tributário brasileiro

A regressividade da matriz tributária brasileira e os impactos negativos gerados para o cidadão contribuinte
 
É cediço que o nosso país vivencia uma das cargas tributárias mais onerosas do mundo, impactando sobretudo o bolso do cidadão contribuinte com menor capacidade contributiva, tendo em vista que a nossa matriz tributária é concentrada essencialmente em uma arrecadação sobre o consumo, o que impossibilita, ou ao menos dificulta, a diferenciação do poder econômico do contribuinte.
 
O Sistema Tributário Brasileiro centraliza sua arrecadação primordialmente sobre os tributos indiretos que nada mais são do que impostos que incidem em produtos, como é o caso do ICMS por exemplo. Em melhores linhas, podemos dizer que o Brasil hoje foca sua arrecadação tributária principalmente sobre o consumo em detrimento de tributos sobre a renda ou mesmo o patrimônio.
 
Fato é que, quando centralizamos a arrecadação sobre o consumo, não diferenciamos a capacidade contributiva do cidadão tributado, uma vez que não há diferenciação entre os consumidores. Deste modo, o Sistema Tributário acaba por onerar mais quem possui menos, tendo em vista que a arrecadação sobre o consumo será “a mesma para todos”, sem diferenciar quem tem maior ou menor poder de compra. 
 
O impacto negativo que se tem nas diversas camadas da sociedade é que, em termos de condições econômicas, o cidadão de baixa renda sofre mais porque paga o mesmo valor, pelo mesmo produto, que o cidadão de renda alta. Isto se dá porque a tributação indireta, embora não seja “errada”, tem sua incidência maior em nosso sistema tributário, em detrimento da tributação sobre a renda e a propriedade.
 
A este comportamento tributário damos o nome de regressividade da matriz tributária brasileira, que onera demasiadamente uma grande parcela da população com menores recursos econômicos. 
 
Com efeito, temos um sistema tributário regressivo, pois a sua maior arrecadação se dá no campo dos tributos sobre o consumo, e não na renda ou mesmo sobre o patrimônio, como pregam os princípios e as teorias do nosso sistema, aquele que é pautado na capacidade contributiva do cidadão. Para GODOI, M. S (2005, p. 162) “O peso dado à tributação indireta provoca a inevitável regressividade do sistema fiscal brasileiro”.
 
Ademais, estudos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico apontam que os países mais ricos e mais desenvolvidos têm como foco a tributação com base na renda e no patrimônio. Segundo as informações da fonte, a média mundial de arrecadações tributária sobre o consumo é de 35% enquanto o Brasil gira em torno de 65%. (Disponível em https://www.otempo.com.br/economia/na-contram%C3%A3o-do-mundo-brasiltributa-mais-o-consumo-1.1329469 ou as ferramentas oferecidas na página. Acessado em 16 de abril de 2019).
 
Por fim, nas lições de Murphy e Nagel (2005, p. 17): “O “melhor sistema tributário” não é simplesmente aquele que seja o que causa “o melhor crescimento econômico” ou o “mais eficiente”. Deve-se levar em conta, além dos argumentos utilitaristas, valore morais como o de justiça”, o que acaba sendo difícil de se encontrar em um sistema que foca sua arrecadação sobre o consumo, não diferenciando a capacidade econômica dos contribuintes neste aspecto.
 

*Por Carolina Batista Morais, graduada em Direito pela Universidade Federal de Goiás, pós-graduada em Direito Público pela Faculdade Atame, pós-graduanda em Direito Empresarial pela Faculdade Legale.


*A opinião contida neste artigo é a do autor e não necessariamente exprime o posicionamento da DS Curitiba.

Fonte: Direito Net

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.