Notícias

Imagem

Auditores Fiscais vão auxiliar nas investigações da CPI da Covid-19

Relator da Comissão, Renan Calheiros, solicitou dois servidores da Receita Federal para ajudar na quebra de sigilo bancário e fiscal dos investigados
 
O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), senador Renan Calheiros (MDB-AL), requisitou dois Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (RFB) para auxiliar nos próximos passos da investigação, que apura as ações e omissões do Governo Federal no combate à pandemia do coronavírus. A informação foi levantada pelo jornal O Estado de S.Paulo.
 
Segundo divulgado pelo veículo, “a presença de auditores é tida como especialmente importante para a fase de quebras de sigilos bancários e fiscais”, que devem ocorrer nas próximas semanas. Por hora, a CPI tem se concentrado em depoimentos de pessoas ligadas direta ou indiretamente ao Governo Federal. Já foram ouvidos os quatro ex-ministros da Saúde durante a pandemia (Mandetta, Teich, Pazuello e Queiroga), o ex-chanceler Ernesto Araújo, além de outros personagens do entorno do presidente, como a médica Nise Yamaguchi, defensora da cloroquina e supostamente integrante de um “gabinete paralelo”, e a médica Luana Araújo, que ficou cerca de dez dias no Ministério da Saúde e não foi nomeada devido a insistência do Governo em oferecer remédios sem comprovação científica.
 
Inclusive, a CPI tem virado palco de negacionistas, que insistem em propagar mentiras, incentivam um “tratamento precoce” inexistente e tentam proteger o presidente da República das ações deliberadas que ele cometeu. Foi o caso de Pazuello, que mentiu sobre a crise de oxigênio no Amazonas e que resultou em centenas, milhares de pessoas mortas enquanto os governos estadual e federal nada fizeram para antever o problema. Foi o primeiro colapso do SUS visto durante a pandemia. O requerimento que deu início a investigação foi justamente sobre o colapso do Amazonas.
 
Desde o início da pandemia temos um presidente que nega a doença; que a chamou de “gripezinha” diversas vezes; que fez e ainda faz propaganda de um remédio sem comprovação científica no combate ao vírus; que “lamenta as mortes, mas que esse é o destino de todo mundo”, não importando que um vírus adiante esse processo. Essas são só algumas das declarações feitas por Jair Bolsonaro sobre a gravidade da doença.
 
Mais do que necessária, a CPI é uma forma de buscarmos justiça pelas mais de 460 mil vítimas e das milhares que continuam a morrer todos os dias. Está ficando cada vez mais claro que a política do Governo Federal era promover o caos, negar as vacinas e continuar com seus arroubos autoritários.
 
É neste momento, de extrema importância para o país, que o nosso trabalho, dos Auditores Fiscais, pode fazer a diferença para descobrirmos quem, de fato, está lucrando com a pandemia. Por isso, termos um Fisco independente, livre de amarras políticas e valorizado é essencial para o bem do nosso país.
 
Os Auditores Fiscais, que assim como todos os servidores públicos trabalham por um país cada vez melhor para a população, farão a diferença na busca pela verdade por trás da política de Bolsonaro, Pazuello, Araújo e todos aqueles que negam a gravidade do momento que enfrentamos.
 
A DS Curitiba espera que a direção da RFB indique Auditores que possam ajudar a investigação da CPI a enxergar a gravidade da situação em que nos encontramos, de forma técnica e com a autonomia e a autoridade que reveste o cargo.
 
Nós, Auditores Fiscais:
 
  • Queremos autonomia para atuarmos pela legalidade e pela Constituição Federal e não holofotes;
  • Queremos salário digno e não benesses;
  • Queremos atuar com independência, não a partidarização de órgãos de Estado;
  • Queremos agir nos processos e não em função da mídia e das plateias.  
  • Queremos cumprir nosso papel na política tributária desse país e agir em prol da justiça fiscal.
     
Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.