Notícias

Imagem

G7 se compromete com imposto mundial para grandes empresas de 'pelo menos 15%'

Acordo dos sete países mais ricos do mundo por uma reforma tributária global representa um importante impulso para a reunião do G20, que será realizada em julho
 
Os ministros das Finanças do G7, o grupo dos sete países mais ricos do mundo, se comprometeram com um imposto mínimo global para grandes empresas de "pelo menos 15%", de acordo com comunicado divulgado neste sábado (5) após dois dias de reuniões em Londres.
 
O acordo foi descrito como "histórico" pelo ministro britânico das Finanças, Rishi Sunak, que presidiu a reunião.
 
O compromisso dos sete países - Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Japão, Estados Unidos e Canadá - por uma reforma tributária global "adaptada à era digital", como descreveu Sunak, representa um importante impulso para a reunião do G20, que será realizada em julho, em Veneza, e onde se espera um acordo formal sobre o assunto.

O ministro alemão das Finanças, Olaf Scholz, estimou que a iminente implementação do imposto é "uma boa notícia para a justiça e a solidariedade fiscais".
 
"E uma má notícia para os paraísos fiscais em todo o mundo. As empresas não poderão mais fugir de suas obrigações tributárias transferindo habilmente seus lucros para países com baixa tributação", disse Scholz.
 
O comunicado também menciona o compromisso com uma melhor distribuição dos direitos de tributar os lucros das grandes multinacionais, principalmente as digitais e americanas. É o chamado segundo "pilar" da reforma proposta pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e que inclui cerca de 140 países.
 

Fonte: G1

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.