Notícias

Imagem

O papel da tecnologia no suporte ao bem-estar do trabalhador

Maior dependência da tecnologia no ambiente de trabalho exige que empresas e funcionários dediquem um olhar especial à saúde mental
 
Você já parou para pensar que, durante a semana, passamos, em média, 50% do nosso tempo acordado trabalhando? Isso se contabilizarmos oito horas por dia, mas conheço muita gente que passa mais tempo convivendo com colegas de trabalho do que com os familiares. É aquela velha história de morar no trabalho e visitar sua própria casa.
 
Entendo que o trabalho é um termômetro do nosso sucesso e das nossas conquistas, só que ele é também o protagonista das mais variadas situações de estresse que a gente pode imaginar.
 
Em uma pesquisa encomendada pela empresa de tecnologia Citrix, 67% dos trabalhadores disseram que estar sempre conectado causa um impacto consideravelmente negativo em sua saúde e bem-estar. Neste período de pandemia e isolamento social, tivemos que levar o trabalho para casa e aumentamos de forma intensiva o tempo online — não necessariamente produzindo mais e melhor.
 
No início, houve aquela sensação de euforia pela economia de tempo de deslocamento e pela chance de passar mais tempo com a família, mas, logo depois, viu-se que muitos não estavam preparados para o home office, seja em relação à infraestrutura tecnológica, seja em relação à saúde emocional para fazer dois mundos coexistirem em um só.
 
Considerando que boa parte dos brasileiros já está há mais de um ano nessa toada, não é de espantar o sensível aumento nos casos de transtornos que se originam do estresse, quando ele não é administrado adequadamente. Um processo que pode se transformar em burnout, o esgotamento profissional. Essa síndrome totalmente associada ao trabalho acomete cerca de 30% dos brasileiros segundo dados do International Stress Management Association (Isma).

Por isso, é tempo de priorizar a saúde mental e mostrar às pessoas que o estresse no ambiente profissional e o burnout precisam ser levados a sério. É importante que empresas entreguem ao mercado e passem a adotar tecnologias que possam melhorar a experiência e o bem-estar no novo modelo de trabalho (cada vez mais digital). Nesse sentido, a tecnologia continuará sendo uma forte aliada na transformação do espaço e de processos de trabalho, o que é ainda mais latente neste momento de adaptação total a uma nova cultura corporativa.
 
Com o objetivo de garantir que o trabalhador esteja amparado com as ferramentas necessárias para ser produtivo e mentalmente saudável longe do escritório e trabalhando de qualquer lugar, os setores de Tecnologia da Informação (TI) e de RH precisam estar alinhados. Diante da dependência cada vez maior da tecnologia, empresas e funcionários devem buscar ter à sua disposição recursos que permitam cumprir seu trabalho sem gerar esgotamento.
 
O momento exige um protagonismo dos setores de RH para se armar de todo um ferramental e fazer sua parte na prevenção do burnout. O primeiro passo para isso é olhar para o bem-estar dos colaboradores e conhecer os novos instrumentos que podem ser utilizados a seu favor.

Foto: GI/Getty Images
 

Fonte: Veja Saúde

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.