Notícias

Imagem

Reforma tributária: imposto do pecado deve começar na Câmara

Uma das fatias criadas com o desmembramento da reforma tributária, a proposta de se criar uma alíquota seletiva de IPI sobre cigarros e bebidas alcoólicas, um chamado “imposto do pecado”, deve iniciar sua tramitação na Câmara, afirmaram, à Arko Advice, fontes dentro da Casa.
 
Até o final de maio, o planejamento do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), dividia a reforma em seis partes, mas a origem da matéria do IPI ainda não estava definida. Caso a proposta dos pecados, de fato, comece pelos deputados, serão três projetos que devem ser analisados inicialmente pela Casa: O CBS, a reformulação do imposto de renda e o IPI seletivo.
 
Segundo o que foi apurado pela Arko, dois nomes são cotados para assumir a relatoria de algum desses projetos: o deputado Luís Miranda (DEM-DF) e Celso Sabino (PSDB-PA). Por meio do Twitter, Lira disse que até o final desta semana definirá, junto com Pacheco, os relatores dos projetos relacionados à Reforma Tributária.
 
Fatiamento da reforma tributária
 
Lira e Pacheco negociam a tramitação da reforma tributária em seis partes, mas, até o momento, quatro delas tem origem definida. Como mencionado, a proposta que tratará do IPI seletivo deve começar pela Câmara.
 
Fica com a Câmara:
 
– CBS, com fusão do PIS e Cofins;
 
– Imposto de Renda de pessoa física e jurídica. Aumento da faixa de isenção, diminuição da taxa sobre pessoa jurídica e taxação de dividendos.
 
– IPI seletivo;
 
Fica com o Senado:
 
– Passaporte tributário, com novo Refis;
 
– PEC 110, tratando de ICMS, ISS e outras questões relacionadas aos entes da Federação.
 
Ainda indefinido:
 
– Imposto de compensação (sobre transações).

Foto: Saulo Cruz
 

Fonte: O Brasilianista

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.