Notícias

Imagem

Voto impresso: avanço ou retrocesso?

A PEC do voto impresso se tornou uma bandeira política para questionar o resultado das eleições
 
Desde 2018, quando o Presidente Jair Bolsonaro (sem partido) alegou fraude nas eleições, mesmo sem ter provas, o debate sobre voto impresso voltou a entrar em cena. Segundo ele, uma pessoa teria acessado o código de programação das urnas eletrônicas, assim como senhas de acesso de um ministro e de servidor da Corte. O agente teria oferecido o material ao blog TecMundo em novembro de 2018. Por este motivo, o presidente voltou a alegar que o voto impresso seria a melhor solução para as próximas eleições, mesmo o sistema eleitoral brasileiro sendo um dos mais modernos e respeitados do mundo.
 
Nos últimos dias, muito tem se falado sobre o “voto impresso auditável”. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 135/19, de autoria do deputado Filipe Barros (PSL-PR), estabelece que, no processo de votação, seja feita uma espécie de verificação em duas etapas. Na prática, o eleitor vai digitar o número do seu candidato na urna eletrônica e um papel será emitido para que ele possa conferir se o voto está correto. Depois disso, de forma automática, a cédula seria depositada em uma urna de acrílico.
 
Mas a questão é: o voto impresso é um avanço ou um retrocesso? Entendemos que é um enorme retrocesso, pois está sendo debatido um problema que na prática não existe. Além disso, está sendo discutido em um momento no qual outras questões deveriam estar em pauta, como a pandemia e a crise econômica que o Brasil está enfrentando. O Presidente está desviando a atenção de questões importantes, como: a tributação dos super ricos, reforma administrativa, a aprovação do escandaloso valor de 5,7 BI para financiar campanhas, entre outros. Para Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a PEC tornou-se uma “bandeira política” para questionar os resultados das eleições. “O presidente da República, e essa é a questão que o TSE agora está averiguando, parece estar deflagrando um processo de campanha eleitoral fora de época", opinou em entrevista concedida ao G1. 
 
Caso a PEC 135/19 seja aprovada, pode colocar a democracia em risco, pois abre margens para que ocorra a compra de votos. “Você vota em mim que sou deputado e anula o (voto) de deputado estadual. Vou pedir recontagem e vou conferir se você votou em mim mesmo e fez isso que estou mandando'", explicou Barroso, em entrevista à CNN Brasil.
 
Outro ponto negativo, dentre tantos, é que possivelmente todo candidato que perder, por acreditar que houve fraude, vai pedir a recontagem dos votos. Todas as pesquisas feitas, para as eleições do próximo ano, apontam que Bolsonaro perderia para qualquer candidato que disputasse o segundo turno das eleições com ele. Daí, a preocupação do Bolsonaro, em alegar que o sistema de votação brasileiro é falho. 
 
Eleições no Sindifisco Nacional
 
Este é um ano de eleições na Delegacia Sindical de Curitiba do Sindifisco Nacional (DS). Assim como esperamos que ocorra na corrida presidencial, queremos total lisura nas eleições. O que mais prezamos é que seja uma votação democrática e confiável. Qualquer que seja o processo eleitoral, deve ser limpo e auditável, sem margens para interesses políticos.
 
Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.