Notícias

Imagem

A hora é agora: precisamos cuidar das doenças vasculares

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. Calcula-se que 17,9 milhões de pessoas perderam a vida por essas enfermidades apenas em 2016, representando 31% de todas as mortes em nível global. Desses óbitos, 85% ocorreram devido a ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais (AVC).
 
Das 17 milhões de mortes prematuras envolvendo pessoas com menos de 70 anos por doenças crônicas não transmissíveis, 37% são causadas por problemas cardiovasculares. No Brasil, 10% da população acima de 60 anos apresenta obstruções arteriais sintomáticas em membros inferiores, fator que aumenta o risco de morrer e de ter complicações graves que vão de amputações a consequências cardíacas.
 
Estamos vivendo um momento inusitado e triste por conta de uma pandemia com proporções inimagináveis. As pessoas estão assustadas, preocupadas, estressadas e com medo de procurar auxílio médico. Por outro lado, as doenças vasculares — que abrangem aneurismas, varizes, insuficiência venosa, trombose venosa e entupimentos de artérias pelo corpo — continuam existindo e necessitando de monitoramento constante. Quando negligenciamos essas condições, elas podem evoluir para um desfecho potencialmente fatal ou com sequelas.
 
Precisamos levar em consideração, ainda, o alto custo que essas doenças apresentam para o sistema de saúde, devido à internação prolongada e aos procedimentos e materiais utilizados, quando não é feito um tratamento preventivo e precoce.
 
A prevenção passa pela detecção dos fatores de risco para as doenças vasculares. Caso do diabetes. O Brasil é o país com o maior número de pessoas com a doença e se estima que metade delas não sabe que possui o problema. De acordo com o Ministério da Saúde, 20% das internações de brasileiros com diabetes se devem a complicações por lesões nos membros inferiores. Na rede pública, 85% das amputações não traumáticas são precedidas de feridas que costumam ter, entre suas causas, o diabetes.
 
Curiosamente, apesar das altas taxas de mortalidade e de incapacitação laboral definitiva, doenças como o diabetes podem ser muito bem controladas quando se faz um diagnóstico precoce e se realiza o tratamento junto às mudanças de hábito.
 
O diabetes é um dos fatores de risco. Precisamos cuidar de outros. Resumindo, e pensando no bem de nossas veias e artérias, devemos:
 
Combater o tabagismo
 
Praticar uma atividade física regularmente
Manter uma alimentação balanceada, evitando excesso de sal, açúcar, farinha branca e gorduras de origem animal
Conservar um peso compatível com a altura
Evitar a imobilização prolongada
Fazer o controle médico periodicamente
É diante desse panorama que criamos o Agosto Azul e Vermelho, representando, como mostram todos os livros médicos, as veias (azul) e as artérias (vermelho). No mesmo mês em que se comemora o Dia do Cirurgião Vascular (15 de agosto), queremos motivar as pessoas a cuidarem melhor de si mesmas e a prevenir tantas complicações decorrentes de doenças vasculares.
 
Do ponto de vista da saúde pública, e seguindo as orientações da OMS, precisamos não só sensibilizar a população mas também indicar políticas ao poder público que terão grande alcance sanitário e social. Por exemplo:
 
  • Expandir políticas de controle ao tabaco
  • Criar impostos para reduzir a ingestão de alimentos ricos em gordura, açúcar e sódio
  • Construir mais vias adequadas à prática de caminhada e ciclismo
  • Adotar estratégias para minimizar o consumo abusivo de álcool
  • Montar campanhas permanentes de atendimento médico à população
  • As doenças vasculares estão aí e não podemos aguardar a pandemia passar para agir!

Fonte: Veja Saúde

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.