Notícias

Imagem

Ainda dá tempo: veja sete hábitos para mudar ainda este ano

Você não precisa esperar um novo ano para mudar de vida. A melhor hora para viver melhor é agora. Confira alguns hábitos para chegar lá
 
O ano está passando rápido, não é? Já estamos quase no último trimestre. Logo chega o ano novo e, com ele, as tradicionais promessas. Mas você não precisa esperar até lá para começar a viver com mais qualidade de vida.
 
Hoje mesmo é possível mudar alguns hábitos e, de quebra, chegar no verão com mais disposição e até mesmo uns quilinhos a menos!
 
Para ajudar, selecionamos 7 hábitos para você mudar ainda em 2021. Vamos lá?
 
1. Comece a se mexer
 
Que tal começar a praticar uma atividade física? Ser fisicamente ativo é algo necessário para o organismo humano poder se desenvolver e desempenhar suas funções básicas de maneira apropriada.
 
Você pode começar com uma caminhada, correndo com os amigos, pedalando, nadando, fazendo hidroginástica, frequentando uma academia, dançando… As opções são inúmeras, e seguramente existe uma que combina com você.
 
E lembre-se: falta de tempo não é desculpa para ficar parado. É possível se exercitar até mesmo no dia a dia, caminhando até o ponto de ônibus, subindo as escadas no trabalho ou levando o cachorro para passear.
 
2. Cuide da sua alimentação
 
Uma boa alimentação é essencial para quem deseja ter mais qualidade de vida. Além de nutrir e fornecer energia ao organismo de forma equilibrada, comer direito ajuda a evitar complicações cardiovasculares e o aumento desequilibrado do peso, por exemplo.
 
Uma dieta balanceada também melhora o sistema imune, a qualidade do sono e a disposição. Ou seja, garante saúde, bem-estar e aumento da qualidade de vida.
 
3. Durma bem
 
Dormir é muito mais que um momento de descanso físico e mental. Trata-se de um processo vital para o organismo, e a qualidade dele está diretamente relacionada a viver mais e melhor.
 
Uma quantidade adequada de horas de sono é fundamental para prevenir problemas como diabetes, hipertensão e doenças psíquicas, como a depressão e a ansiedade. Além disso, é durante o sono que ocorre a sedimentação da memória, organizando e armazenando as ações e aprendizados do dia.
 
4. Beba água
 
A água é essencial para a vida. Apesar de os seres humanos conseguirem sobreviver por algumas semanas sem comida, é impossível ficar sem beber água por mais de poucos dias. Isso porque ela é o componente fundamental de todas as células do organismo, constituindo de 45 a 75% do peso de nosso corpo.
 
A água ainda auxilia na manutenção da temperatura corporal e permite que o sangue seja fluido o suficiente para chegar a todos os órgãos, entre tantas outras funções.
 
5. Abandone o cigarro
 
O cigarro contém cerca de 4.720 substâncias tóxicas, entre elas a nicotina, responsável pela dependência, e mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. Estas mortes são decorrentes de muitas doenças associadas ao tabagismo, como diversos tipos de câncer, tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrointestinal, osteoporose, catarata, entre outras.
 
O tabagismo é um hábito que deve ser abandonado o quanto antes, devido aos diversos malefícios que traz à saúde. Trata-se de uma mudança que exige muito trabalho e grande superação, mas os resultados compensam.
 
6. Passe mais tempo ao ar livre
 
A pandemia de Covid-19, o isolamento e o home office deixaram bem clara a importância de estarmos ao ar livre. Ficar mais próximo da natureza só traz benefícios para a sua qualidade de vida, fortalecendo as capacidades físicas e, principalmente, mentais.
 
Estar perto de locais arborizados, com fauna e flora preservadas, nos coloca em movimento e diminui os níveis de estresse. Tudo isso, claro, aumenta a disposição para nos exercitarmos, trazendo uma dose extra de motivação, bem-estar e alegria.
 
7. Goste de você
Aprender a conviver consigo mesmo de forma harmoniosa também faz parte de uma vida mais saudável. Afinal, saúde mental é tão importante quanto saúde física.
 
Não ter problemas com a autoestima pode permitir olhar para si com acolhimento, sem um olhar depreciativo ou rígido, lidando com as imperfeições que todos temos como humanos.
 
Permite que a convivência com a gente mesmo seja saudável, que a construção das nossas relações também seja mais saudável e, por fim, que a busca de realização de planos e crescimento possa fluir com mais facilidade.
 
 

Fonte: Mude 1 Hábito

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.