Notícias

Imagem

“Não estamos atrás de uma reforma ótima”, diz Arthur Lira

De acordo com o deputado, costurar um acordo e negociar temas como a reforma tributária, virtualmente no Congresso, “é uma matéria complicada”.  “Não estamos atrás de uma reforma ótima. Estamos atrás de uma reforma possível. Não queremos prejudicar ninguém. Nossa intenção é fazer o melhor possível e ouvir a todos”, afirmou Lira, nesta sexta-feira (27/08), durante evento em São Paulo a empresários organizado pela Esfera Brasil.
 
A proposta da reforma do Imposto de Renda, o PL 2.337/2021, já teve avanços desde que chegou no Congresso, de acordo com Lira. Segundo ele, a matéria seria votada ainda nesta semana se dependesse dele. Ele garantiu que o Congresso pretende trabalhar “no que for melhor”.  O PL do Imposto de Renda é a segunda fase da reforma tributária de Paulo Guedes, que enviou a primeira etapa, que unifica unificação PIS-Cofins e cria a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), mas a matéria está parada desde o ano passado na Casa, devido à falta de consenso.
 
O parlamentar reconheceu que há divergências entre o Senado e Câmara sobre o tema. Contudo,  para ele, a reforma que vem sendo defendida por Pacheco, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 110/2019 que está parada no Senado e prevê a unificação de nove tributos e criando um IVA dual é mais difícil de ser aprovada . Por conta disso, defendeu o que ele chamou de “reforma faseada”, porque é preciso apenas “a maioria simples”, e, mesmo assim, não está conseguindo avançar.  “Imagina se ela fosse a reforma completa, que nem saiu do lugar no Senado. Espero que as reformas andem. O Congresso está focado nisso e peço o empenho e a ajuda de todos”, argumentou.
 
O presidente da Câmara defendeu a tributação sobre dividendos proposta pelo PL 2.2337/2021, mas evitou comentar se esse percentual poderia ser menor do que os 20% previstos na proposta do Executivo. “Pacheco defende uma tributação menor sobre dividendos, mas o problema são as contas. A tributação sobre o capital é neutra. A gente espera que essa articulação seja imbuída do que é melhor para o país. São propostas legislativas que tentam tornar o sistema mais justo”, afirmou.
 
Arthur Lira ainda disse que trabalha em “uma agenda flexível”, buscando dar maior previsibilidade para o país e fez um balanço positivo do avanço de propostas econômicas na Casa no primeiro semestre de 2021.
 
Na avaliação do parlamentar, Brasília não atrapalha, mas “ajuda muito” e o Congresso estará empenhado em preservar o teto de gastos e garantir a estabilidade do regime democrático, apesar das tensões recentes.  “Num contexto geral, vamos nos comprometer para não perder o foco da responsabilidade fiscal, junto com a manutenção da democracia”, garantiu.
 
 
 
 
 

Fonte: Correio Braziliense

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.