Notícias

Imagem

Reforma do IR aprovada de surpresa e a toque de caixa é repleta de defeitos

A Câmara dos Deputados completou, nesta quinta-feira (2), a votação da reforma do IR (Imposto de Renda). A reforma segue para o Senado, onde talvez seja possível dimensionar as consequências do que foi aprovado por uma esmagadora maioria de deputados, entre eles, os da oposição.
 
Nem especialistas em questões tributárias se arriscam a ir além de impressões gerais sobre o projeto que foi aprovado. A impressão genérica, de todo modo, é a de que a reforma, como aprovada na Câmara, terá impacto fiscal negativo, com perdas de arrecadação, configurando também perda de oportunidade para melhorar o sistema tributário.
 
Isso se deve ao processo de tramitação do projeto enviado pelo governo Jair Bolsonaro em fins de junho, e agora aprovado, com mudanças, na linha do rolo compressor que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), tem posto em prática. O projeto foi colocado em votação, de surpresa e a toque de caixa, na noite desta quarta-feira (1º), sem que o texto final estivesse disponível para consulta.
 
Para aprovar a reforma e camuflar o rolo compressor já armado, Lira costurou um acordo que envolveu lideranças do governo e partidos de oposição, garantindo que a aprovação da taxação de lucros e dividendos não seria vetada. Mesmo assim, na votação dos destaques, a tributação de dividendos foi um pouco mais aliviada, a começar pela redução da alíquota de 20% para 15%.
 
Em pouco mais de dois meses de discussão, o projeto de reforma do IR foi modificado pelo menos meia dúzia de vezes, com a elaboração, pelo relator Celso Sabino (PSDB-PA), de sucessivos substitutivos, que viraram o projeto original de pernas para o ar mais de uma vez. Essas modificações atendiam a pressões de grupos de interesses variados, obrigando o relator a ginásticas variadas para tentar manter, no conjunto, alguma neutralidade fiscal.
 
O monstrengo produzido com tantas idas e vindas acabou se preocupando pouco com objetivos de uma boa reforma —assegurar progressividade, isonomia, estímulos ao investimento e à eficiência econômica, entre outros— chegou a correr o risco de ser engavetado.
 
O próprio ministro da Economia, Paulo Guedes, declarou que seria preferível desistir do projeto. Mas interesses políticos do centrão parecem ter falado mais alto. Hoje já ocupando postos-chave no Planalto, as lideranças do bloco, que domina a Câmara, vislumbraram oportunidade de se cacifar ainda mais com o governo, ao aprovar uma reforma, politicamente interessante ao presidente Jair Bolsonaro, que desonera tanto camadas médias quanto o alto da pirâmide de renda.
 
Fruto de um processo que caminhou no limite de irregularidades regimentais na Câmara —se é que não ultrapassou esse limite— e, portanto, que corre o risco de ser judicializado pelos eventuais grupos ou setores perdedores, o projeto aprovado está repleto de defeitos. Segundo especialistas, o texto aprovado é um terreno fértil para o planejamento tributário, ou seja, a busca de escapes legais para burlar a tributação.
 
Chamam a atenção, por exemplo, as exceções na tributação de dividendos. Acionistas de empresas sob o regime tributário do Simples e do lucro presumido, até o faturamento anual de R$ 4,8 milhões, continuam isentas do tributo. Com a redução do Imposto de Renda sobre a pessoa física, serão duplamente favorecidos.
 
Porém, se a empresa faturar R$ 1 a mais do que o limite de isenção, sem regra alguma de transição, será plenamente taxada. Trata-se de um incentivo irresistível à fuga do crescimento formal dos negócios e indução à subdivisão de empresas em outras menores. Um convite, em muitos casos, à ineficiência produtiva e econômica.

Fonte: UOL

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.