Notícias

Imagem

6 dicas de como combater a desigualdade na prática

Vivemos um tempo de cuidar mais do próximo, a fim de minimizar as dificuldades e vislumbrar novos caminhos. Porém, como combater a desigualdade de fato?
 
Embora não haja uma fórmula mágica que resolva todos os problemas de forma instantânea, pequenas ações podem ser relevantes para diminuir as desigualdades sociais, raciais, econômicas e de gênero.
 
Acompanhe a leitura e veja 6 dicas preciosas para contribuir de forma positiva com uma sociedade mais justa, igualitária e ciente de seus direitos e deveres!
 
1. Praticar a solidariedade no cotidiano
Agir de forma solidária é uma das primeiras práticas para combater a desigualdade, pois proporciona oportunidades igualitárias e constrói uma sociedade justa. 
 
Especialmente em tempos de pandemia, você pode auxiliar as pessoas com mobilidade reduzida, a fim de fazer compras ou mesmo cuidar de tarefas burocráticas. Comprar de pequenos comerciantes locais também é uma boa ideia, pois ajuda a fomentar a economia do bairro e contribui com a renda de outras famílias.
 
Além disso, dedique um tempo para conversar com alguém que necessite desabafar, essa é uma atitude empática que promove autoestima, bem-estar e reforça a saúde mental.
 
2. Doar em campanhas responsáveis e comprometidas
Quando se trata de solidariedade, as campanhas de doações também exercem um excelente papel no combate às desigualdades, mas é preciso filtrar suas escolhas. Por maior que seja sua sensibilidade para doar roupas, bens e dinheiro, veja se a instituição em questão é séria e transparente em relação ao destino das doações.
 
É muito importante que você doe por um Brasil mais justo, pois contribuir com a população carente é essencial para equilibrar a balança de oportunidades sociais.
 
Olhar para as necessidades básicas do próximo é uma atitude humanitária, que promove a equidade e faz com que todos tenham um caminho menos árduo na vida.
 
3. Escolher representantes políticos que lutem contra a desigualdade
É comum encararmos a política como algo distante e sem muita relevância em algum momento da jornada, no entanto, o nosso voto tem um poder social muito grande.
 
Escolher representantes que tenham planos concretos para enfrentar as desigualdades é, sem dúvidas, um passo importantíssimo para a mudança de uma sociedade. Para tanto, avalie de forma crítica as propostas de governo para as áreas de educação, saúde, segurança pública, habitação, economia e assim por diante.
 
Escolha alguém que seja ficha limpa e que promova ações para minimizar as desigualdades, pensando não somente nas suas necessidades, mas das pessoas em geral.
 
4. Cobrar e fiscalizar políticas públicas
No livro “Política: para não ser idiota”, o professor e filósofo Mário Sérgio Cortella menciona que os ausentes nunca têm razão, embora pudessem ter alguma. Partindo dessa sentença, entenda que não basta só apertar os botões na urna e esquecer, mas sim cobrar nossos representantes por atitudes no dia a dia.
 
Você pode acessar os boletins eletrônicos e informações da Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados, Senado Federal, Tribunal de Contas, Ministério Público etc. Cobre seus candidatos eleitos por ações práticas em relação à mobilidade urbana, alimentação, saúde, criação de novos empregos, infraestrutura e benefícios sociais.
 
5. Compartilhar informações fidedignas
Tendo em vista que a internet é capaz de propagar informações em questão de milésimos de segundo, preze por conteúdos oficiais e compartilhe notícias fidedignas.
 
Orientar as pessoas sobre os riscos das fake news é essencial, porque isso pode contribuir para uma sociedade mais consciente e civilizada. Principalmente nas redes sociais, tome muito cuidado com as informações que compartilha, de modo que amigos, familiares e conhecidos não caiam em ciladas.
 
Quando damos um bom exemplo, a tendência mais natural é que as pessoas que confiam em nossas atitudes nos sigam, gerando assim uma rede de ações positivas.
 
6. Contribuir com o acesso à educação
Quem se preocupa em como combater a desigualdade, sabe bem que a educação é um dos pilares para garantir o direito dos jovens à profissionalização, trabalho e renda.
 
Tendo isso em vista, não meça esforços em minimizar as barreiras de acesso à educação, de modo que crianças e adolescentes de baixa renda tenham oportunidades. Doe livros que você já leu, por exemplo, de modo que as pessoas possam conhecer outras culturas, enriquecer o vocabulário e adquirir novas percepções sobre o mundo.
 
Inclusive, se você entende muito sobre uma disciplina ou assunto, dê aulas para quem tem dificuldades de compreensão ou acesso a um estudo de qualidade.
 
Portanto, perceba que a questão de como combater a desigualdade é composta de vários elementos, sendo que somos papel fundamental nessas mudanças, por maior que seja o tempo que elas levem.

Fonte: Oxfam Brasil

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.