
Dia do Servidor Público: É hora de defender o serviço público brasileiro
Todos precisam se unir contra a PEC 32/20, que desvaloriza os servidores público e precariza o serviço público do Brasil
Neste 28 de outubro de 2021, dedicamos o Dia do Servidor Público à defesa do serviço público brasileiro. Atualmente, enfrentamos ataques que há tempo não víamos e que, infelizmente, têm se tornado cada vez mais constantes em nosso país. Exemplo disso é a desastrosa proposta da “reforma administrativa” que o governo tenta empurrar a qualquer custo e que, se levada adiante, nos colocará em caminhos cada vez mais sombrios.
Não é de hoje que os servidores públicos são apontados como culpados dos problemas do Brasil. Mais uma vez, o Executivo e o Legislativo se aproveitam da crise para retirar direitos, reduzir a atuação do Estado e penalizar aqueles que necessitam desses serviços. O argumento é sempre o mesmo, a suposta “ineficiência” do serviço público. Entretanto, durante a pandemia, foi o trabalho dos servidores da saúde que garantiu atendimento à população nos hospitais.
Não só essa área precisa ser valorizada e destacada, mas o fato é que, todos os dias, os servidores públicos se comprometem em manter o Brasil nos trilhos. As áreas administrativa e fiscal são exemplos de como o nosso trabalho é essencial para que os serviços básicos cheguem a toda população. Ainda assim, os nossos direitos, conquistados durante anos, estão sendo desvalorizados e violentados pelo atual governo.
Na prática, os nossos representantes políticos tentam descredibilizar e promover a precarização do serviço público. É necessário que a população entenda e mantenha-se alerta quanto a importância dos servidores públicos. Sem eles, o Brasil fica nas mãos da iniciativa privada e dos apadrinhados políticos, que não possuem nenhum compromisso em oferecer o melhor à população. Pelo contrário, devem satisfação para aqueles que os colocaram ali.
Hoje, o Estado atende quase a universalidade da população e é isso que está em disputa: quanto mais áreas são cobertas pelo serviço público, menos espaço tem o setor privado. Portanto, está claro que a "reforma administrativa" visa retirar o Estado das atividades de prestação de serviços públicos sempre que possível para deixar que o mercado assuma essas atividades.
Precisamos do apoio de todos contra a Proposta de Emenda à Constituição 32/20, que não só vai diminuir a qualidade do serviço público, como também facilitará a perseguição aos servidores públicos. Temos pleno entendimento que é necessário ampliar a qualidade dos serviços oferecidos à sociedade, mas isso só será possível com a valorização dos servidores públicos. Aliás, são eles que trabalham diariamente por um Brasil melhor e mais justo.
A Delegacia Sindical em Curitiba do Sindifisco Nacional parabeniza todos os Auditores Fiscais pelo seu dia e dedicação.
Comente esta notícia