Notícias

Imagem

Faça um esporte e envelheça bem melhor

Um grande elenco de pesquisas já comprovou que a prática de atividade física eleva a qualidade e a expectativa de vida. Mas, em busca dos detalhes biológicos desses benefícios, cientistas da Universidade do Sul da Dinamarca foram olhar o que acontece no interior das células quando praticamos regularmente esportes como futebol e handebol.
 
E descobriram que o hábito interfere tanto no comprimento dos telômeros — as extremidades dos cromossomos, os pacotes que carregam os genes — quanto na função da mitocôndria, a usina de energia das células. Esse é o primeiro estudo do planeta a investigar esses efeitos, e, para tanto, os experts examinaram 129 mulheres saudáveis que praticavam esportes coletivos.
 
Voltando à bioquímica das coisas, sabe-se que os telômeros diminuem com o passar do tempo, o que atrapalha a renovação celular e acelera o envelhecimento e a exposição a doenças. Segundo Marie Hagman, uma das autoras do trabalho, as jogadoras de futebol acompanhadas tinham os telômeros 23% mais longos que os do grupo controle.
 
Em paralelo, a mitocôndria, a bateria da célula, também fica com a capacidade reduzida com o avançar da idade. Telômeros preservados e mitocôndrias carregadas estariam, assim, na base de uma longevidade saudável. Ponto para os esportes!
 
Goleada de vantagens
O que os esportes podem fazer pelo corpo humano
 
  • Cérebro
    Fora o prazer em si, a prática regular propicia maior fluxo sanguíneo e oxigenação para o cérebro, o que contribui para ganhos em habilidades como memória e cognição.
     
  • Coração
    É fã dos exercícios aeróbicos (corrida, natação, futebol…). O movimento otimiza a capacidade cardiorrespiratória, melhora a pressão e evita ganho de peso.
  • Pulmões
    A maior demanda da musculatura pulmonar, que pode se expandir ao máximo durante o exercício, garante melhor captação de oxigênio do ambiente e mais fluidez na respiração.
  • Músculos
    Os exercícios atuam no crescimento e na manutenção da massa muscular. Como ela precisa de estímulos a vida toda, não há idade para começar ou parar, se houver aval médico.
 
Não precisa ter bola
Além dos esportes coletivos, outras modalidades trabalham condicionamento, musculatura e equilíbrio
 
Caminhada
É uma das atividades mais democráticas por sua segurança, baixo custo e muitos benefícios. Além de poder ser realizada sem acompanhamento e em qualquer lugar. Leia a matéria da página 60.
 
Dança
Mais que um exercício aeróbico — a intensidade varia com o estilo —, estimula o convívio social e pode ser relaxante e motivadora. Uma opção bacana para o bem-estar físico e mental.
 
Ioga
Não se resume a posturas e alongamentos, e pode ser uma atividade vigorosa a depender da prática e da experiência. Melhora força, equilíbrio, atenção e controle da respiração.
 
Natação
Eis um exercício completo: trabalha condicionamento físico, capacidade respiratória, coordenação motora, habilidades cognitivas… Com a vantagem de não sobrecarregar as articulações.
 
Musculação
A fraqueza muscular aumenta o risco de quedas e diminui a autonomia ao longo da vida. Treinos de força são essenciais para manter os músculos resistentes e minimizar seu declínio natural.
 
Mais atividade física, mais vontade de viver
Sabia que uma pessoa com maior senso de propósito e mais objetivos de vida tende a praticar exercícios? E, ao mesmo tempo, essa atividade instiga a busca por significados para a existência?
 
É o que constata uma pesquisa das universidades Harvard, nos EUA, e de Warwick, no Reino Unido, após monitorar mais de 14 mil pessoas acima de 50 anos por quase uma década. Conclusão: propósito de vida e prática de exercícios formam um ciclo bidirecional — e ótimo para a saúde.

Fonte: Veja Saúde

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.