Notícias

Imagem

Passa de 700 o número de Auditores-Fiscais que entregaram cargos

Greve da categoria está marcada para fevereiro 
 
Nas últimas semanas, a entrega de cargos de chefia dos Auditores-Fiscais tomou conta dos noticiários. O movimento está acontecendo em protesto à aprovação do Orçamento de 2022, que reduziu pela metade as verbas da Receita e concedeu aumento salarial apenas para uma categoria do serviço público. Dados divulgados pelo Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco), na segunda-feira, 27, mostram que mais de 700 servidores da Receita Federal, com cargos de chefia, pediram exoneração da função em todo o país. 
 
Os Auditores também reivindicam a regulamentação do bônus de eficiência, e a abertura de concurso público para recompor os quadros do órgão. No país, existem cerca de 7.500 Auditores-Fiscais. 
 
Número histórico
 
No último dia 23, foi realizada a maior assembleia pelo Sindifisco Nacional desde 2016, com mais de 4 mil Auditores-Fiscais presentes. A reunião foi realizada para discutir sobre o desinteresse do Governo Federal em buscar uma solução definitiva para os problemas orçamentários enfrentados pela Receita Federal.
 
A adesão à paralisação foi apoiada por 97% dos votantes. Entre os pontos aprovados também estão a paralisação de todos os projetos nacionais e regionais do Plano Operacional e o não preenchimento dos relatórios de atividades (RHAF, FRA, RIT).
 
Veja o resultado da votação e o que foi decidido pela categoria, clicando aqui
 
Situação dos aposentados
 
O Bônus de Eficiência e Produtividade na Atividade Tributária e Aduaneira (BEP), é uma gratificação paga mensalmente pela União aos ocupantes dos cargos de Auditor-Fiscal e de analista tributário da Receita Federal do Brasil.
 
Os últimos anos, desde o início da campanha salarial, foram difíceis para os Auditores-Fiscais aposentados. Com a alteração legislativa, ficou estabelecido que os aposentados e pensionistas receberão o Bônus de Eficiência em percentuais de acordo com o tempo de aposentadoria ou pensão, chegando a apenas 35% do valor pago ao servidor ativo. 
 
Foi aprovado o pagamento para os Auditores-Fiscais ativos, preliminarmente em R$ 3.000,00 e para os Auditores aposentados há mais de 10 anos e com direito a paridade, R$ 1.050,00, representando um grande prejuízo para a categoria. 
 
A previsão é que o bônus dos aposentados seja reajustado, mas o salário principal não. Com isso, a categoria será gravemente afetada novamente, sem o reajuste salarial necessário.  
 
 
Mobilizações
 
Durante todo o mês de janeiro estão marcadas mobilizações dos Auditores-Fiscais. Os principais atos devem acontecer nos dias 18, 25 e 26 do próximo mês. 
 
Uma potencial greve geral, por prazo indeterminado, será discutida em fevereiro.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.