Notícias

Imagem

“Dia do Compromisso” conta com forte adesão dos Auditores-Fiscais em todo o país

O primeiro dia útil de maio foi marcado por uma grande reação dos Auditores-Fiscais ao e-mail do dia 26 de abril, em nome do Gabinete do secretário especial, contendo ameaças de exclusão do teletrabalho a quem aderisse às deliberações das assembleias. O movimento, chamado “Dia do Compromisso”, contou, nesta segunda (2), com forte adesão da categoria em diversas unidades no país.
 
O Dia do Compromisso consistiu em reuniões presenciais na superintendência e nas delegacias de cada Região Fiscal, sob a direção dos Comandos Regionais e Locais de Mobilização. Os respectivos titulares e adjuntos das unidades fiscais foram cobrados a rechaçar possíveis retaliações a quem aderiu à mobilização da categoria. A ação foi estabelecida na Nota Conjunta N° 1 do Comando Nacional de Mobilização (CNM), da Diretoria Executiva Nacional (DEN) e do Conselho de Delegados Sindicais, publicada na quinta (28).
 
Na avaliação do coordenador do CNM, Auditor-Fiscal Sérgio Aurélio, o balanço do Dia do Compromisso foi positivo, tendo em vista que os titulares de unidade demonstraram estar apoiando a mobilização. “Em todas as Regiões Fiscais do país, eles se comprometeram a não retaliar os colegas. Demonstraram compreender que a mobilização é de todos os Auditores-Fiscais, incluindo eles. Esperamos, agora, que, de fato, este compromisso seja cumprido”, afirmou Sérgio, que participou, pessoalmente, do encontro com o superintendente da 6ª Região Fiscal, Auditor-Fiscal Mário José Dehon, e com o superintendente-adjunto, Auditor-Fiscal Guilherme Henrique Ferreira.
 
A reunião realizada em Belo Horizonte contou com representantes dos Comandos Nacional, Regional e Local de Mobilização, bem como da DS/BH. Além de abordar o e-mail do Gabinete, Sérgio Aurélio questionou a demora na publicação das portarias de exoneração, enfatizando que a categoria não aceitará possíveis retaliações. O presidente da DS/BH, Robson Couto, lembrou que a luta dos Auditores-Fiscais não é apenas pelo bônus e pela realização de concurso público, mas pela recomposição do orçamento da Receita Federal. De acordo com informações da DS/Belo Horizonte, o superintendente relatou que, na 6ª Região Fiscal, todas as portarias de exoneração foram publicadas. Segundo a DS, ele se mostrou disponível para receber a categoria sempre que for necessário e defendeu que os encontros e reuniões entre o sindicato e os dirigentes da Receita Federal não ocorram apenas em períodos considerados de crise, como o atual.
 
Para o coordenador-adjunto do CNM e representante do Comando Regional de Mobilização da 8ª RF (CRM 08), Auditor-Fiscal Marcus Dantas, o objetivo do Dia do Compromisso foi alcançado. “Nosso intuito foi cobrar dos titulares que não caiam na chantagem feita através daquele e-mail apócrifo exigindo que eles fossem delatores dos colegas”, declarou Marcus, que participou de dois encontros no estado de São Paulo. “Fui a Sorocaba e à DERAT, em São Paulo. Em todas as reuniões, tivemos grande adesão, e os titulares se comprometeram a não retaliar seus pares”, relatou. Além de Sorocaba e São Paulo, foram realizadas reuniões em Jundiaí, Campinas e Osasco.
 
No Rio de Janeiro, os Auditores-Fiscais Flávio José Passos Coelho (superintendente) e Fábio Cardoso do Amaral (adjunto) receberam aproximadamente 120 colegas na sala de reuniões da Superintendência da 7ª Região Fiscal (RJ e ES), dentre eles, cinco ou seis titulares de unidade e substitutos. Eles foram cobrados a evidenciar ao secretário a recusa em aceitar qualquer tipo de retaliação contra seus pares. “O superintendente e o adjunto afirmaram que querem intermediar uma forma de encontrar soluções e disseram que não há clima de ameaça ou retaliação. Esperamos que esse posicionamento se confirme na prática e que eles não venham a prejudicar seus próprios colegas”, disse o coordenador-adjunto do CNM e coordenador do CRM 07, Auditor-Fiscal Paulo Torres, que participou da reunião.
 
Em Caruaru, a reunião ocorreu na sede da Delegacia Sindical. O CLM e os filiados da DS debateram com os administradores locais a questão relacionada ao e-mail do Gabinete do secretário especial. Na oportunidade, foram explanadas as preocupações referentes à exclusão do teletrabalho e, de acordo com o relato da Delegacia Sindical, todos foram unânimes em afirmar que não existe legalmente essa possibilidade. Isso porque, diferentemente do que foi alegado no e-mail, a ausência de chefe e chefe-substituto nas Equipes Regionais não tem o condão de, juridicamente, ensejar a referida exclusão. Sendo assim, como ressalta a DS, o servidor público, hierarquicamente, sempre tem um chefe, ainda que não seja o chefe imediato, mas sim “o delegado, o superintendente, o secretário especial, o ministro e/ou o presidente da República”.
 
Em Caxias do Sul, integrantes da Delegacia Sindical na cidade e do Comando Local de Mobilização reuniram-se com os Auditores-Fiscais que ocupam as funções de delegado e delegado-adjunto na localidade. Eles reforçaram a importância do compromisso com a mobilização pela valorização do cargo e pela própria Receita, além da necessidade de se afastar qualquer ameaça de retaliação da administração contra os teletrabalhistas que aderiram à mobilização. Foi lembrado ao delegado e ao delegado-adjunto que atitudes como o envio, pela administração, de e-mails não assinados, contendo ameaças veladas, só têm o objetivo de minar a mobilização, justamente em um momento em que não há nenhuma certeza no horizonte sobre o atendimento às demandas da categoria.
 
Em Novo Hamburgo, o CLM – representado pelo Auditor-Fiscal Marcos London –, a Delegacia Sindical na cidade – representada pelo Auditor-Fiscal Vítor Cecchin, pela Auditora-Fiscal Marlise Kempf e pelo Auditor-Fiscal César Bueno –, e filiados à DS se reuniram com os Auditores-Fiscais titular e substituto da DRF/Novo Hamburgo, Eduardo Godoy e Ingrid Ruschel. Foram abordados temas como a Portaria Coana nº 70/2022, que alterou critérios de parametrização de canais no despacho aduaneiro, e o e-mail apócrifo veiculado pela administração da Receita. De acordo com informações do CLM e da DS, os titulares da unidade foram incisivos ao afirmar que não adotarão qualquer atitude para retaliar colegas envolvidos na mobilização contra o sucateamento e rebaixamento do órgão, e que este entendimento é uniforme entre os demais delegados da Região. Por fim – relataram a DS e o CLM – o titular e a substituta reafirmaram seu compromisso com a classe e com a valorização do cargo e da própria Receita Federal.
 

Fonte: Sindifisco Nacional

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.