Notícias

Imagem

Editorial: Auditores-Fiscais não aceitam ameaças!

Que o governo federal lavou as mãos, recusando-se a cumprir sua obrigação legal de regulamentar a Lei 13.464/17, todos sabemos. Que o ministro da Economia considera servidores públicos parasitas, não é novidade. Que o ministro chefe da Casa Civil se recuse a nos receber, é, de certa forma, esperado. Mas o movimento da administração central da Receita Federal do Brasil (RFB) para se postar ao lado dos que buscam vilipendiar a instituição e o nosso cargo é difícil de absorver. Mas é o que representa o e-mail do gabinete do secretário, do dia 26 de abril.
 
A resposta dos Auditores-Fiscais só pode ser uma: o fortalecimento da mobilização. Foi para isso que trabalharam durante a semana passada a Diretoria Executiva Nacional (DEN), o Comando Nacional de Mobilização (CNM) e o Conselho de Delegados Sindicais (CDS). Foram várias reuniões virtuais, que envolveram centenas de colegas, incluindo uma reunião extraordinária do CDS e uma com os colegas ocupantes dos cargos de delegados e delegados-adjuntos de todo o país. A reação praticamente unânime foi de indignação e de disposição de acirrar o movimento.
 
O Dia do Compromisso, ocorrido em 2 de maio, foi a nossa primeira grande atividade para demonstrar à administração central da RFB que o e-mail ameaçador foi um grande equívoco. Milhares de colegas em todo o Brasil cobraram, presencialmente, dos Auditores ocupantes de cargos da média administração da casa fidelidade ao cargo permanente e à instituição, com consequente repúdio às ameaças contida na mensagem do secretário. Na ocasião, parte da administração tentou contemporizar a situação com discursos de que a possibilidade de exclusão do teletrabalho não seria uma retaliação, mas apenas uma decorrência lógica das normas do teletrabalho e da cobrança de órgãos externos. Mas é preciso afirmar de pronto que esse argumento não se sustenta, uma vez que o e-mail contém interpretações absurdas, como a de possibilidade de exclusão do teletrabalho de colegas que trabalhem em equipes/setores sem chefe e substituto, com o óbvio objetivo de neutralizar a deliberação de entrega de cargos em comissão.
 
Nesse ponto, o e-mail ameaçador extrapola a interpretação razoável ao pretender tornar motivo de desligamento fato aplicável apenas à adesão ao teletrabalho. A adesão/concessão de teletrabalho é um ato jurídico perfeito, e o desligamento deve respeitar as hipóteses previstas no art. 15 da Portaria 68/2021, entre as quais não há essa de setor sem chefia.  E, ainda que a administração possa alegar, conforme o indigitado e-mail, “conveniência e oportunidade” para o desligamento, a exclusão em massa de centenas de Auditores por uma hipótese não prevista na regra representaria um grave desvio de finalidade. Além do mais, conforme já se pronunciou a COPAV, há subordinação direta (administrativa, claro) do titular de uma unidade a todas as suas subunidades, ou seja, todos os setores e respectivos servidores estão subordinados ao titular da unidade. Interpretação diversa neste momento só pode ter um objetivo: atacar a mobilização.
 
Ainda que a normatização interna do teletrabalho deva seguir uma matriz superior, o fato é que a administração da RFB tem larga margem para interpretar e propor as suas regras específicas, tanto que editou a Portaria 152/2022, subtraindo o não atingimento das metas no 1º trimestre das hipóteses de desligamento do teletrabalho.
 
Essa perspectiva de respeito à nossa justa mobilização parece, entretanto, ter ficado para trás; parece que 4 de abril era o limite, não da possibilidade de termos nossos pleitos atendidos, mas da boa vontade e da lucidez do secretário da RFB. Agora a interpretação e a orientação dada pela administração central são as piores possíveis, inclusive retrocedendo quanto ao não atingimento das metas no 1º trimestre, uma vez que pretende fazer tal trimestre contar para o atingimento de 100% das metas do semestre.
 
Se o secretário de fato não pretende retaliar os Auditores por cumprirem as determinações das Assembleias Nacionais, a sua primeira medida deveria ser a de receber a representação sindical para expor as suas ideias e ouvir as nossas ponderações e reivindicações. Numa palavra: dialogar. Até lá, o e-mail de 26 de abril só pode ser interpretado como ameaça de retaliação. Esperamos que secretário se dê conta de que o diálogo é o melhor caminho. Governos e cargos em comissão passam, a RFB e o cargo de Auditor ficam.
 
Para ajudar o secretário a refletir sobre a prioridade dos seus compromissos, nós conclamamos você, Auditora e Auditor-Fiscal, que também se indignou com a ameaça de exclusão do teletrabalho, a comparecer à nossa segunda grande atividade de resposta ao infeliz e-mail: a Assembleia Nacional que se realizará entre hoje (9) e quarta-feira (11). Compareça e vote sim em todos os indicativos.
 
A Direção Nacional, o CNM e o CDS submetem à apreciação da categoria oito indicativos para o acirramento do nosso movimento. Três deles especificamente voltados ao secretário especial. Para começar, será votado o repúdio veemente às ameaças do e-mail de 26 de abril. Os Auditores-Fiscais decidirão, ainda, sobre uma moção de desconfiança e uma possível representação, no CDS, para punição estatutária contra o secretário, mas somente no caso de persistir no ataque ao Auditores e de não rever o posicionamento expresso no e-mail.
 
Pretende-se, ainda, interromper o efeito cascata na política de ameaças, com um indicativo para estimular e respaldar os delegados, coordenadores e superintendentes a se recusarem a prestar quaisquer informações ao gabinete ou tomar qualquer outra providência para fins de exclusão de Auditor-Fiscal do teletrabalho enquanto durar a mobilização. Caso contrário, serão passíveis de representação pelo CNM ao CDS para possível punição estatutária. Outros três indicativos podem levar à Justiça os administradores que vierem a cumprir a ameaça contida no e-mail ou que tomarem medidas contra a mobilização da categoria.
 
Além dos sete indicativos já citados, a Assembleia Nacional apreciará um indicativo importantíssimo sobre a publicação imediata de portaria que estabelece regime de trabalho específico para as autoridades fiscais, reconhecendo a atividade desempenhada como sendo de natureza intelectual. Trata-se de uma alternativa concreta às normas internas atuais, inspirada, inclusive, na forma com que a administração pública trata o trabalho intelectual de outras categorias de servidores públicos. A Direção Nacional vem, assim, apresentar mais uma proposta neste necessário combate às ferramentas gerencialistas da cômoda e conveniente gestão de pessoas que se baseia em métricas fortemente quantitativas, pactos individuais e controles de assiduidade, mecanismos já questionados até na gestão de pessoas das empresas.

Fonte: Sindifisco Nacional

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.