Notícias

Imagem

RFB deflagra operação de combate a falsificados na capital paulista

A Receita Federal deflagrou, na manhã de terça-feira (17/5), a operação “Da Cabeça aos Pés 2”, na região central da cidade de São Paulo. A ação se concentra em uma loja na região do Brás onde são vendidos produtos importados falsificados, de calçados a bonés, o que motiva o nome da operação. A expectativa é apreender mercadorias que podem chegar a R$ 5 milhões em valor de mercado.
 
A Prefeitura de São Paulo apoia a ação por meio da Subprefeitura da Mooca, auxiliando a logística de remoção dos produtos, e da Guarda Civil Metropolitana, que preserva o perímetro do local garantindo a segurança das diligências. Após a conclusão da ação, a Receita Federal representará à Prefeitura pela cassação do alvará de funcionamento e interdição do estabelecimento infrator, na forma da Legislação Municipal.
 
As práticas identificadas pela instituição lesam os comerciantes, importadores e produtores brasileiros que atuam na legalidade, subtraem os empregos legítimos e sonegam tributos, que deixam de ser recolhidos aos cofres públicos. São violados direitos autorais e de marcas, desestimulando o investimento por empreendedores legítimos no Brasil. Há ainda notória violação de direitos dos consumidores com produtos clandestinos e que não atendem aos requisitos de segurança.
 
Além da perda das mercadorias apreendidas, gerando milhões em prejuízo para o crime organizado, os responsáveis serão representados pelos crimes de contrabando e outros afins.
 
Esta é a segunda edição da operação “Da Cabeça aos Pés”. A primeira foi realizada pela Receita Federal em 2021 e resultou na apreensão de mais de mil volumes de calçados e bonés falsificados.
 
Fonte: Receita Federal

Fonte: ANFIP

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.