Notícias

Imagem

7 bons motivos para você comer mais cenouras

Os primeiros registros conhecidos sobre a cenoura mostram os arredores do Afeganistão, na Ásia Central, como centro de sua origem. Há cerca de dois mil anos, as raízes das variedades orientais eram roxas, vermelhas ou amarelas. Ela foi para a Arábia e pelo norte da África até chegar à península Ibérica por volta do século X. Os colonizadores portugueses trouxeram a cenoura para o Brasil, mas sua difusão, principalmente no sul e sudeste, só ocorreu depois da imigração de asiáticos e outros europeus.
 
As cenouras são ricas em vitaminas, minerais e compostos antioxidantes. Como parte de uma dieta equilibrada, podem ajudar na função imunológica, reduzir o risco de alguns tipos de câncer e promover a cicatrização de feridas e a saúde digestiva. 
 
Cenouras na dieta
Existem duas estações mais propícias para as cenouras – a primavera e o outono –, mas elas geralmente estão disponíveis nos supermercados o ano todo. As pessoas podem comprá-las frescas ou congeladas e são melhor armazenadas em um saco plástico selado na geladeira. Remova as folhas antes para evitar que retirem a umidade e nutrientes das raízes.
 
As cenouras são ricas em vitaminas, minerais e fibras. Também são uma boa fonte de antioxidantes, nutrientes presentes em alimentos à base de vegetais. Eles ajudam o corpo a remover os radicais livres – moléculas instáveis que podem causar danos às células se muitos se acumularem no corpo. Os radicais livres resultam de processos naturais e pressões ambientais, o corpo pode eliminá-los naturalmente, e os antioxidantes da dieta podem ajudar, especialmente quando a carga oxidante é alta.
 
Abaixo, saiba mais sobre os nutrientes dessas hortaliças e seus benefícios para a saúde: 
 
1-Visão
As cenouras contêm vitamina A, cuja deficiência pode resultar em xeroftalmia, uma doença ocular progressiva que pode causar cegueira noturna ou dificuldade para enxergar quando os níveis de luz são baixos. De acordo com o Serviço de Suplementos Dietéticos dos Estados Unidos, a falta de vitamina A é uma das principais causas evitáveis de cegueira em crianças. Elas também contêm os antioxidantes luteína e zeaxantina, e a combinação dos dois pode ajudar a prevenir a degeneração macular relacionada à idade, um tipo de perda de visão. No entanto, é improvável que a visão da maioria das pessoas melhore ao comer cenouras, a menos que tenham deficiência de vitamina A.
 
2-Menor risco de câncer
Muitos radicais livres no corpo podem aumentar o risco de vários tipos de câncer. Os efeitos antioxidantes dos carotenoides dietéticos – pigmentos orgânicos amarelos, laranja e vermelhos presentes em cenouras e outros vegetais – podem reduzir esse risco. A luteína e a zeaxantina são dois exemplos desses carotenoides. A vitamina A e o betacaroteno também podem ser benéficos. Um estudo de 2015 sugeriu uma ligação entre uma dieta rica em carotenoides e um menor risco de câncer de próstata. Avaliações também associam a ingestão de carotenoides a um menor risco de câncer colorretal e outras formas da doença.
 
3-Saúde digestiva
Uma cenoura média contém 1,7 grama de fibra, ou entre 5-7,6% do consumo das necessidades diárias de uma pessoa, dependendo de idade e sexo. Enquanto isso, uma xícara de cenoura picada fornece 3,5 gramas de fibra. A ingestão adequada desses compostos vegetais pode ajudar no funcionamento ideal de todo o sistema digestivo. Quem consome uma dieta rica em fibras pode ter um risco menor de câncer colorretal do que aqueles que consomem pouca.
 
4-Controle do diabetes
Os carboidratos compõem cerca de 10% do peso de uma cenoura, cerca de metade do teor desses carboidratos é açúcar e um terço é fibra. Quando cozidas ou cruas, elas têm uma pontuação de baixo índice glicêmico. Isso significa que é improvável que desencadeiem um pico de açúcar no sangue. O índice glicêmico pode ajudar as pessoas com diabetes a entender quais alimentos podem aumentar os níveis de açúcar no sangue. Consumir uma dieta rica em fibras também pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de diabetes tipo 2.
 
5-Pressão arterial e saúde cardiovascular
A Associação Americana do Coração (AHA) incentiva as pessoas a ingerirem menos sódio e mais alimentos que contenham potássio, como as cenouras. Esse mineral ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, reduzindo o risco de pressão alta e outros problemas cardiovasculares. Uma cenoura média fornece cerca de 4% das necessidades diárias de potássio de uma pessoa. Comer vegetais ricos em fibras também pode baixar o risco de desenvolver doenças cardiovasculares e reduzir os níveis de lipoproteína de baixa densidade, ou colesterol “ruim”.
 
6-Função imune
Outro antioxidante que as cenouras fornecem é a vitamina C, essencial para o trabalho do sistema imunológico. Ter uma dieta equilibrada que forneça a quantidade de vitamina C adequada pode ajudar o corpo a combater doenças e infecções e manter uma boa saúde geral. A vitamina A, também presente na cenoura, desempenha um papel crítico na regulação das funções imunológicas, de acordo com estudos preliminares.
 
7-Saúde óssea e cicatrização 
As cenouras contêm vitamina K e pequenas quantidades de cálcio e fósforo. Todos eles contribuem para a saúde óssea e podem ajudar a prevenir a osteoporose. A vitamina C nas cenouras também contribui para a produção de colágeno, componente-chave do tecido conjuntivo e essencial para a cicatrização de feridas e manutenção da saúde corporal.
 
Riscos
Uma pessoa que consome grandes quantidades ou aumenta rapidamente sua ingestão de fibras na dieta pode apresentar inchaço, constipação e outros problemas gastrointestinais. Outras são alérgicas a compostos da hortaliça. Qualquer pessoa que desenvolva urticária, inchaço e dificuldade em respirar depois de consumi-las precisa de atenção médica urgente.
 
Crédito foto: Cenouras foto criado por stockking - br.freepik.com

Fonte: DR Jairo Bouer

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.